Olha, eu entendo bem essa dificuldade de se conectar com o público, ainda mais quando você está começando. Eu também passei por isso e encontrei algumas formas de usar as DMs para obter feedback valioso. Então, aqui vão algumas dicas que funcionaram pra mim.
1. Seja autêntico: Quando você vai iniciar uma conversa, comece com algo genuíno. Às vezes, eu enviava uma DM simples para agradecer pelo follow e perguntava como a pessoa conheceu meu trabalho. Isso cria um clima descontraído. A maioria responde de forma positiva.
2. Faça perguntas abertas: Em uma das interações, eu simplesmente perguntei: “O que você espera ver mais por aqui?”. Perguntas desse tipo incentivam respostas mais elaboradas. Ao invés de perguntar sim ou não, tenta instigá-los a compartilhar mais.
3. Ofereça conteúdo relevante: Uma vez eu enviei um link para um post meu que achava que poderia interessar a um seguidor específico e perguntei o que ele achou. Isso não só ajuda a entender o que eles pensam, mas também mostra que você se preocupa com o que eles realmente querem ver.
4. Use enquetes e caixas de perguntas: Antes de partir para as DMs, eu fiz um teste com as enquetes do Stories. Perguntei, por exemplo, se eles preferem dicas de marketing ou histórias de sucesso. Isso já me deu uma boa ideia do que as pessoas buscavam. Depois, eu segui com DMs para aprofundar o assunto.
5. Escute e agradeça: Quando alguém responde, escute de verdade. Eu sempre valorizava o feedback, agradecia e, se pertinente, perguntava mais sobre aquilo. Às vezes, só de validar o que a pessoa disse, você fortalece o relacionamento.
6. Não force a conversa: Tive experiências onde eu fui insistente e isso acabou soando invasivo. Se a pessoa não responde, não entre em desespero. Algumas pessoas simplesmente não estão afim de responder, e tudo bem. Respeitar o espaço delas é importante.
7. Teste e ajuste: Nem todas as estratégias darão certo de cara. Tive algumas tentativas que não levaram a lugar algum. O importante é ajustar conforme o feedback que você vai recebendo.
8. Quando estiver pronto, peça indicações: Depois de ter uma conversa legal e construtiva, você pode perguntar se a pessoa conhece alguém que também gostaria de saber sobre seu trabalho. Isso pode abrir portas para novos seguidores.
Essas abordagens não vão gerar resultados da noite pro dia, mas, com o tempo, vai te ajudar a entender melhor seu público e a criar um conteúdo que ressoe mais com eles. Boa sorte nessa jornada!