Oi! Eu também já estive nesse lugar em que os depoimentos parecem uma boa ideia, mas como aproveitá-los, não tá muito claro.
Uma coisa que eu descobri é que o formato realmente faz diferença. Depoimentos em texto são ótimos, porque você pode destacar frases-chave em postagens ou stories. Mas, quando eu usei vídeos, a conexão foi muito mais forte. Ver a expressão e ouvir a voz do cliente traz uma autenticidade que só o texto não consegue. Então, filmar um depoimento curto, tipo 30 segundos, e usar esse material é uma boa. A edição não precisa ser nada complicada; o básico de ajustar som e iluminação já ajuda muito.
Sobre onde usar, eu gosto de misturar. No feed, eu coloco os depoimentos em formato mais polido, e nos stories, vai um pouco do bastidor, sabe? Como o cliente se sentiu ao fazer o depoimento ou um agradecimento mais pessoal. Isso cria um engajamento legal.
Agora, quanto a transformar depoimentos mais longos em conteúdo, eu já pensei em dividir um depoimento longo em partes e fazer uma sequência, por exemplo. Cada parte pode ser uma postagem, com um teaser no início e um link nos stories para as pessoas saberem mais. Mas isso dá um pouco mais de trabalho.
As artes gráficas são boas se você resumir o depoimento a frases impactantes. Concisão é crucial. Se o depoimento for muito extenso, talvez trabalhar com um “sobre” e um “depoimento” e ir intercalando pode funcionar.
Pra mim, a chave está na variedade. Testa diferentes tipos de conteúdo e estilos. O que ressoa com a sua audiência? Continua testando até achar seu jeito. E claro, o foco deve ser sempre em contar histórias; isso gera identificação e conexão, que, na verdade, é o que queremos, né?
Espero que isso ajude a clarear algumas coisas!