Oi! Olha, quando eu comecei a usar conteúdo gerado por usuários, eu não sabia muito bem por onde ir. No meu caso, o que funcionou melhor foi criar uma conexão real com as pessoas. Sabe, aquela coisa de conversar mesmo, responder comentários e mensagens diretas. Isso ajudou bastante.
Uma estratégia que testei foi criar um desafio. Tipo, eu pedi para os seguidores compartilharem fotos usando meu produto e me marcarem. A ideia era bem simples, só usar a hashtag que eu criei. E, claro, eu recompensei com algo - um desconto, por exemplo. Isso trouxe uma movimentação bem legal.
Depois que as pessoas começaram a marcar, aí veio a parte de como usar esse conteúdo. Eu pegava os posts e compartilhava no meu feed, mas sempre dando o crédito certinho. Às vezes, eu sentia medo de que isso deixasse meu perfil com uma aparência “menos profissional”. Mas, na verdade, as pessoas adoram ver outras usando, autenticidade.
Sobre a insegurança de dar crédito, eu sempre preferi errar pro lado da transparência. Se alguém se dedicou a criar algo que envolve minha marca, merece ser reconhecido.
Eu também tentei fazer reposts em Stories, porque isso dá um toque mais íntimo. No caso de repostar, apenas mencione a pessoa. E se você puder conversar com ela, melhor ainda! Lembro que numa dessas, fiz uma chamada pra que me enviassem stories também. Aumentou mais ainda a interação.
No fim das contas, talvez a chave seja mesmo se abrir pra essas interações. As pessoas gostam de se sentir parte de algo, e isso faz com que elas queiram criar. No meu caminho, isso foi um passo importante.
Mas, lembre-se: tudo leva tempo. Não tem fórmula mágica. Cada pequeno passo conta!