Olha, eu também passei por essa fase de querer aumentar o engajamento usando conteúdo educacional. No meu caso, fiz algumas coisas que realmente ajudaram, então aqui vão algumas dicas baseadas na minha experiência.
Primeiro, eu comecei a identificar quais assuntos os meus seguidores estavam mais interessados. Fiz enquetes nos stories, pedi opiniões e, pelo que vi, eles adoram conteúdos práticos e que resolvem problemas do dia a dia. Então, eu foquei em criar posts que dessem dicas rápidas, tutoriais ou até pequenos vídeos com boas práticas.
Uma coisa que funcionou bem foi criar carrosséis. Com eles, eu consigo colocar mais informações de uma vez e ainda deixo tudo bem visual. Por exemplo, se eu apresentasse um problema comum na minha área, eu colocava soluções simples e rápidas em cada “slide”. A galera curte compartilhar esse tipo de conteúdo.
Outra estratégia que eu usei foi fazer colaborações com outros perfis que já têm um público similar. Isso não só trouxe novos olhos para o meu conteúdo, mas, se os dois lados postarem, o engajamento tende a subir nas duas contas.
Uma coisa que não deu certo foi tentar fazer postagens muito longas com informações densas. A verdade é que o pessoal gosta de consumir conteúdo mais leve e direto. Então, eu fui ajustando e testando formatos, até encontrar o que funcionava melhor.
Importante também é não esquecer dos stories. Eu uso muito para compartilhar dicas rápidas, curiosidades ou até mesmo fazer Q&A (perguntas e respostas) sobre o que estou postando. Isso gera interação e aproxima mais meus seguidores.
Acho que o principal é fazer testes. Veja o que sua audiência responde melhor e vá ajustando. E, claro, não espere resultados da noite para o dia; é um trabalho contínuo.
Espero que isso te ajude a encontrar um caminho! Boa sorte!