Trabalhar com influenciadores no Instagram pode ser eficaz, mas exige planejamento e teste. Vou compartilhar algumas estratégias que funcionaram e outras que não tiveram o mesmo impacto.
1. Escolha do influenciador certo:
Eu sempre busquei influenciadores que não apenas tinham um número elevado de seguidores, mas também um público que se alinhasse com o meu nicho. A relevância é mais importante que a quantidade. Uma parceria com um influenciador mais nichado pode gerar maior engajamento.
2. Análise de engajamento:
Usei ferramentas para analisar a taxa de engajamento dos influenciadores. Um influenciador com muitos seguidores, mas pouco engajamento, pode não ser o melhor investimento. Eu evitei aqueles que tinham comentários genéricos ou apenas emojis.
3. Conteúdo colaborativo:
Em vez de apenas pedir um post, propus criar um conteúdo que fosse interessante para o público do influenciador. Isso levou a resultados melhores. O influenciador se sentiu parte do processo e o conteúdo ficou mais autêntico.
4. Múltiplos formatos:
Experimentei usar diferentes formatos: stories, reels, e posts no feed. Stories com links diretos para minha loja geraram mais cliques. O que não funcionou bem foi conteúdo exclusivamente em feed; a interação foi menor.
5. Ofertas exclusivas:
Criar promoções ou códigos de desconto exclusivos para a audiência do influenciador foi uma boa estratégia. Isso ajudou a medir o impacto direto da parceria. No entanto, também tentei postagens sem nenhuma oferta, e, em geral, as que tinham algum tipo de benefício performaram melhor.
6. Mensuração de resultados:
Utilizei métricas específicas para avaliar o retorno do investimento: cliques no link, aumento no tráfego do site e taxas de conversão. É crucial ter essa análise para entender o que está funcionando e o que não está.
7. Feedback e ajustes:
Após cada campanha, reviso o que funcionou e o que não funcionou. Esta reflexão me ajudou a ajustar os critérios de escolha de influenciadores nas parcerias seguintes. A abordagem iterativa traz insights valiosos.
8. Não esperar resultados imediatos:
Percebi que algumas campanhas levaram tempo para gerar retorno. O crescimento pode ser gradual, e manter os influenciadores por períodos mais longos tende a trazer melhores resultados.
Essas práticas foram práticas em minha experiência. Lembre-se de que cada negócio é único, então testar e ajustar as estratégias conforme necessário é fundamental.