Recentemente, venho me dedicando a criar conteúdo educativo para o meu público no Instagram e gostaria de saber como posso torná-lo mais acessível.
Sinto que minha abordagem, embora informativa, pode não estar alcançando a totalidade do público que desejo impactar.
Além disso, gostaria de entender melhor como posso simplificar as informações, tornando-as mais fáceis de entender e absorver, sem perder a profundidade necessária.
Existem estratégias ou práticas recomendadas que eu possa implementar para garantir que meu conteúdo seja compreensível para diferentes níveis de conhecimento e habilidades?
Agradeço desde já por qualquer orientação ou sugestão que possa me ajudar a aprimorar essa questão.
No meu caso, quando comecei a criar conteúdo educativo no Instagram, percebi que acessibilidade era uma das chaves que eu precisava focar. Aqui estão algumas estratégias que funcionaram para mim e outras que não deram certo.
-
Use uma linguagem simples: Eu costumava usar jargões e termos técnicos achando que isso passava credibilidade. Mas depois, percebi que simplificar minha linguagem fazia com que mais pessoas se conectassem. Tente usar frases curtas e diretas. Pense: como falaria com um amigo que não sabe nada sobre o assunto?
-
Visuals ajudam muito: Apostei em infográficos e ilustrações. Fazer algo visualmente atraente, que resuma ou explique o conteúdo, facilita a compreensão. Ferramentas como Canva foram super úteis para mim. Mas cuidado: excessos de informações visuais podem confundir. O equilíbrio é fundamental!
-
Séries de posts: Em vez de colocar tudo em um só post, comecei a fazer mini séries. Isso permitiu que eu explorasse os tópicos em partes. E também dá uma sensação de continuidade, o que mantém as pessoas voltando para mais.
-
Exemplos práticos: Sempre que possível, inclua exemplos do dia a dia. Isso não só facilita a absorção da informação, mas também ajuda a mostrar a relevância do que você está ensinando. Posso te garantir que o público adora ver como aquilo pode se aplicar na vida real.
-
Feedback: Perguntar ao meu público o que eles acham do conteúdo ajudou muito. Colocar enquetes ou caixas de perguntas nos Stories pode te dar uma noção do que está funcionando e do que precisa ser ajustado. E não leve para o lado pessoal; use isso como base para melhorar.
-
Legendas e acessibilidade: Sempre que possível, use legendas e descrições de imagens. Isso não apenas ajuda pessoas com deficiência auditiva, mas também quem consome o conteúdo no mudo, que é mais comum do que pensamos.
Essas dicas me ajudaram bastante. No entanto, lembre-se de que não existe uma fórmula mágica. Testes e ajustes são sempre necessários. O importante é se manter aberto ao feedback e continuar aprendendo com sua audiência. Espero que isso te ajude a aprimorar sua abordagem!