Eu entendo bem essa sua angústia. Já passei por isso também. Quando comecei a focar no Instagram, estava totalmente perdido entre tantas estratégias e dicas. Vou compartilhar o que funcionou para mim e o que não deu certo.
A primeira coisa que eu percebi é que não existe uma fórmula mágica. O que funcionou para outras pessoas pode não funcionar para você, e vice-versa. Em vez de ficar testando tudo ao mesmo tempo, eu comecei a focar em alguns pontos específicos.
1. Autenticidade: Esse foi um divisor de águas para o meu engajamento. Quando comecei a ser mais transparente e mostrar meu dia a dia – os altos e baixos do meu trabalho – as pessoas começaram a se conectar mais comigo. Elas se sentem atraídas por histórias reais. Tentei fazer isso, e os comentários e mensagens diretas aumentaram.
2. Conteúdo de valor: Tentei muito conteúdo só para agradar. Mas quando comecei a compartilhar dicas que realmente ajudavam as pessoas, notei uma diferença. Ensinar algo que você domina ou compartilhar aprendizados bate bem mais forte. Postes com dicas de mini-tutoriais tiveram bem mais interação.
3. Frequência e consistência: Eu falhei várias vezes aqui. No começo, postava de tudo, mas sem frequência. Depois, estabeleci uma rotina – como três posts por semana e stories diários. Isso foi fundamental. As pessoas sabem quando esperar conteúdo e começamos a criar uma “relação”. Agora, isso não quer dizer que você precisa sobrecarregar o feed. É melhor postar menos, mas que seja bom.
4. Experimentação: Eu comecei a testar diferentes formatos, como reels, carrosséis e enquetes nos stories. Percebi que reels geravam muito mais engajamento, mas como eles são um pouco mais trabalhosos, eu passava mais tempo pensando neles. Agora, faço menos, mas coloco mais esforço.
5. Análise de resultados: Uma vez por mês, eu pego um tempo para olhar as métricas. Vejo quais posts têm mais curtidas ou comentários e o que os seguidores estão gostando mais. Isso me ajuda a ajustar minha estratégia. Não tenha medo de mudar se algo não estiver funcionando.
Sobre o que fazer se o engajamento não aumentar: Primeiramente, não leve para o lado pessoal. Às vezes, é só uma fase. Tente conversar com seus seguidores ou fazer enquetes para entender o que eles querem ver. A interação pode abrir portas que você nem imaginava.
Resumindo, foco em ser autêntico, entregar valor, ser consistente e experimentar sempre. O engajamento pode demorar, mas com o tempo, você vai percebendo o que funciona pra você e sua audiência. Não perca a esperança!