Oi! Eu também passei por isso e posso compartilhar um pouco da minha experiência.
No começo, eu realmente ficava obcecado em comparar as métricas mês a mês. Curti, comentários, visualizações… tudo isso. Mas depois de um tempo, percebi que só olhar esses números não era suficiente. Às vezes, eu tinha um mês ótimo e pensava, “Nossa, funcionou!”, mas não parava pra considerar o que realmente estava por trás disso, sabe?
Uma coisa que me ajudou foi focar em métricas específicas. Por exemplo, em vez de só contar likes, eu comecei a observar se esses likes realmente estavam convertendo em seguidores novos ou interações mais profundas. Olhar o crescimento real de seguidores foi uma mudança de jogo. Muita gente se empolga muito com o número de likes, mas se não tem um resultado prático, tipo mais vendas ou mais clientes, é quase irrelevante.
Outra coisa que funcionou foi analisar os comentários. Isso mesmo, os comentários. Em vez de só ver o número, eu li o que as pessoas estavam dizendo. Algumas postagens tiveram pouquíssimos likes, mas os comentários eram super engajados. Isso me ajudou a entender que o conteúdo, em si, estava ressoando com a minha audiência, mesmo que o engajamento não fosse exorbitante. E aí, a partir dessa análise, eu ajustei o que postava, o que foi um experimento interessante.
Eu também tentei fazer uma comparação maior. Não só mês a mês, mas trimestralmente. Isso me deu uma visão melhor de padrões. A análise mensal pode ser muito curta, especialmente em nichos que podem ter flutuações sazonais. No meu caso, o verão trouxe mais engajamento em certos tipos de posts, enquanto o inverno não tinha a mesma resposta. Assim, eu pude me preparar e ajustar para os meses seguintes.
Mas, claro, a evolução das métricas leva tempo. Você não vai ver tudo mudando da noite para o dia. Quando eu achava que minha estratégia estava afundando porque um mês foi fraco, eu esquecia de olhar pro quadro geral. Às vezes, um mês só pode ser uma flutuação.
E uma coisa que eu acho importante é que cada perfil é único. A estratégia que funcionou pra mim pode não servir pra você. Então, experimenta, anota, compara, e vê o que funciona melhor no seu caso. Dito isso, é essencial levar em conta a qualidade do conteúdo. O que atrai e engaja o público é o que realmente conta.
Espero que isso ajude de alguma forma. Boa sorte!