Eu entendo bem essa luta com o perfeccionismo. No meu caso, eu também passei bastante tempo pensando em cada detalhe, o que acabava me desligando da real conexão com o público. Uma coisa que funcionou pra mim foi mudar a mentalidade: em vez de buscar a perfeição, tentei focar no valor que o conteúdo pode entregar.
Comecei a usar os stories de maneira mais espontânea. Por exemplo, em vez de criar um post super planejado, compartilhei um “por trás das câmeras”. Isso não só humanizou minha marca, mas, de alguma forma, me libertou da pressão de fazer algo perfeito. Eu percebi que mostrar erros ou momentos do dia a dia gerava uma identificação bem maior. As pessoas se conectam com autenticidade, e aquele “imperfeito” acaba sendo muito mais real e engajador.
Outra estratégia foi testar diferentes formatos. Ao invés de me prender a um único tipo de conteúdo, experimentei vídeos curtos, enquetes e até memes relacionados ao meu nicho. A variedade ajudou a manter as coisas frescas e interessantes, para mim e para o público. E, claro, incentiva o engajamento. Mas, no começo, eu ainda sentia aquela necessidade de deixar tudo “certinho”.
E quando se trata de frequência, eu realmente precisei estabelecer rotinas. Criar um calendário simples ajudou a não ficar na dúvida sobre o que postar. Defini metas pequenas e alcançáveis, tipo “hoje eu vou compartilhar três stories”, sem esperar que fossem obras-primas. Assim, fui criando um hábito.
Ainda é uma jornada. Tem dias em que eu me pego preso em detalhes, como edição e escolha de letra, e acabo quase não postando. Mas, a longo prazo, percebo que essa busca por mais autenticidade deu frutos. Ao aprender a me soltar um pouco, vi um aumento no engajamento que não esperava.
Então, talvez o que eu recomende seja isso: comece pequeno, teste e tente relaxar um pouco. A conexão com o público pode ser mais valiosa do que você imagina, mesmo quando o conteúdo não está 100% perfeito. E lembre-se, o Instagram é uma plataforma onde a vulnerabilidade pode ser uma grande aliada.