Cara, entendo bem essa briga com a segmentação. No meu caso, eu comecei a perceber que não é só sobre dividir o conteúdo, mas sobre entender de verdade quem tá do outro lado, saca? Tem algumas abordagens que funcionaram pra mim e outras que, olha, não deu certo.
Primeiro, eu fiz uma lista dos diferentes grupos que eu queria alcançar. Clientes antigos, novos, parceiros, até aquele pessoal que só curte mas não compra. Cada grupo tem um interesse específico. Por exemplo, os clientes mais antigos estavam sempre pedindo dicas e truques, enquanto os novos queriam ver resultados, provas sociais, sabe? Reforcei essa ideia no meu conteúdo.
Experimentei usar séries de posts semanais. Uma semana dedicada a dicas para iniciantes, outra para conteúdo mais avançado. Isso me ajudou a manter as coisas organizadas. Aí, só pra não deixar todo mundo sem se conectar, eu sempre deixava um “link” entre os conteúdos. Por exemplo, uma dica mais simples numa semana poderia levar a um case de sucesso na próxima. Assim, eles sentiam que faziam parte de um ciclo.
Já o que não funcionou? Ah, cara, tentar agradar todo mundo ao mesmo tempo foi um desastre. Postei uma vez algo super técnico e as pessoas não entendiam, e na outra, algo muito simples que não dizia nada pra quem já estava mais familiarizado com o meu trabalho. Só confundi as cabeças, e a interação foi lá embaixo quando fiz isso.
Outro ponto é a interação. Eu comecei a usar as enquetes e caixinhas de perguntas nos stories. Ajuda a capturar o que eles realmente querem ver. E o feedback é rápido, o que é bom pra adaptar o conteúdo. Às vezes, um simples “o que vocês querem ver hoje?” gera respostas incríveis e cria um laço mais forte.
No fim das contas, o que funciona é meio que jogar o jogo da paciência. Tem que experimentar, ouvir e arriscar. E, acima de tudo, manter sua essência. Mesmo ao segmentar, seu tom, sua voz tem que estar lá. Assim, cada grupo sente que é parte da mesma história. Boa sorte!