Como posso saber se minhas hashtags estão atraindo seguidores relevantes?

Oi, pessoal.

Estou tentando entender mais sobre a dinâmica das hashtags no Instagram. É uma coisa meio confusa pra mim ainda.

Eu uso algumas hashtags, mas não sei se realmente estão ajudando a atrair pessoas que se interessam pelo meu trabalho.

Como posso saber se essas hashtags estão realmente atraindo seguidores relevantes? Tem alguma dica ou ferramenta que vocês usam?

Fico pensando se vale a pena mudar ou testar novas hashtags, mas não quero fazer disso uma tortura.

Alguém passou por isso e conseguiu algo legal?

Oi! Eu já passei por essa dúvida e, olha, não é fácil mesmo. No meu caso, eu comecei a analisar com mais cuidado os insights das minhas postagens. O Instagram fornece algumas informações sobre o alcance, e eu sempre olhava pra ver de onde estavam vindo as visualizações.

Uma coisa que funcionou pra mim foi mudar as hashtags em algumas postagens e acompanhar o resultado. Testei, por exemplo, combinações de hashtags mais populares com algumas bem específicas, que realmente tivessem a ver com o que eu oferecia. E, aos poucos, percebi que as hashtags menos usadas quando bem escolhidas atraíam um público que estava mais alinhado com meu trabalho.

Eu também usei algumas ferramentas. Tem o Display Purpose, que ajuda a gerar hashtags e faz uma análise. Muito útil! Mas não fique preso a isso. Eu às vezes escolho uma hashtag porque sinto que combina, sem pensar muito. E por mais que isso pareça uma tortura, é legal fazer isso de forma leve, sabe? Se não rolar uma conexão rápida com a hashtag, não sou tão rígido.

Outra coisa: no início, eu focava muito em números. Depois percebi que o engajamento é o que realmente importa. Se alguém comentar uma bobagem ou uma pergunta razoável, mesmo que seja de um seguidor com poucos seguidores, às vezes é bem mais valioso do que ter mil likes, mas zero conexão.

E, uma dica final, faz uns testes curtos. Tipo, uma semana com uma hashtag e, na próxima, troca. Assim você vai entendendo melhor o que atrai mais. Mas sem estresse! Espero que te ajude!