Eu já passei por esse dilema e entendo como é frustrante. Ter seguidores, mas sentir que não há um engajamento genuíno, é uma preocupação comum.
Primeiro, eu diria que é normal ter uma diferença entre número de seguidores e nível de interação. No meu caso, percebi que métricas como curtidas e comentários podem sim dar uma ideia da percepção do público, mas não capturam toda a essência da confiança.
Um bom ponto de partida é olhar para as interações nas suas postagens. Comentários que fazem perguntas ou oferecem feedback significam que as pessoas estão dispostas a se engajar. Nos meus posts, eu comecei a fazer perguntas abertas e incentivos para que as pessoas compartilhassem suas experiências, o que melhorou a interação. E, claro, responder a esses comentários de forma autêntica é crucial. Isso mostra que você valoriza a opinião delas.
Sobre mensagens diretas, sim! Como você responde e como se comunica ali pode realmente impactar a percepção da sua marca. Eu me esforcei para ser sempre rápido e pessoal nas respostas. Isso gerou um senso de comunidade e fez com que as pessoas se sentissem ouvidas.
Quanto aos Stories, eles são um ótimo termômetro. Eu comecei a usar enquetes e caixas de perguntas. A participação nas enquetes, por exemplo, me mostrou o quanto as pessoas estavam dispostas a interagir e confiar na minha opinião. Olhar os dados das visualizações também ajudou – se poucas pessoas estão vendo seus Stories, pode ser um sinal de que o conteúdo não está ressoando.
Por fim, pense em outras formas de criar confiança. Eu testei fazer parcerias com outros profissionais da minha área que já tinham a confiança do meu público-alvo. Isso ajudou a credibilizar minha marca.
Em resumo, o engajamento vai além das métricas. Construa um relacionamento autêntico, escute o que seus seguidores têm a dizer e esteja disposto a ajustar sua abordagem com base no feedback deles. Isso pode levar tempo, mas gradualmente essa confiança se estabelece.