Olha, eu passei por isso e é bem frustrante. Tentei várias coisas até acertar algumas estratégias que realmente ajudaram a aumentar o meu alcance e engajamento. Vou compartilhar algumas delas aqui.
1. Postagens Sazonais e Temáticas: Eu percebi que criar postagens ligadas a feriados ou eventos locais fazia grande diferença. Por exemplo, ofertas de Natal ou promoções durante festivais na minha cidade. Isso ajuda a conectar com a comunidade local e atrai pessoas que já estão no clima do evento.
2. Horários de Postagem: Testei vários horários e descobri que, para o meu público, postar no final da tarde, entre 17h e 19h, costuma funcionar melhor. É quando as pessoas estão saindo do trabalho e verificando as redes sociais. Mas isso pode variar, então é bom observar o que acontece no seu caso.
3. Hashtags Locais: Usei hashtags específicas da minha área, como o nome da cidade ou do bairro. Isso ajudou a alcançar pessoas que seguem esses termos. Comecei a usar algo como #NomeDaMinhaCidade + #Promoção e vi um aumento nas interações.
4. Conteúdo Visual Atrativo: Eu mudei minhas fotos para algo mais agradável visualmente e isso fez a diferença. Usei apps para editar as imagens e garantir que as cores fossem vibrantes. Imagens de qualidade atraem mais atenção.
5. Stories com Interação: Comecei a usar os Stories para criar enquetes ou perguntas. Isso não só aumentou a interação, mas também a sensação de comunidade. Além disso, já fiz Stories anunciando ofertas com contagem regressiva, o que gera uma urgência bem legal.
6. Colaborações Locais: Uma das melhores decisões que tomei foi colaborar com outros pequenos negócios da minha área. A gente se ajudou promovendo ofertas conjuntas. Isso ampliou nosso alcance para os seguidores um do outro.
7. Promoções Exclusivas: Eu lancei ofertas que eram exclusivas para seguidores do Instagram. Criei um código de desconto que só era divulgado lá. Isso estimulou as pessoas a me seguirem para não perderem as próximas oportunidades.
Mas, ó, não é algo que aconteceu da noite pro dia. Levei um tempo para ver as mudanças e aprendi muito no processo. É questão de testar e ajustar conforme as respostas do seu público. Espero que alguma dessas dicas te ajude!