Oi! Entendo perfeitamente sua preocupação em mostrar o impacto das suas postagens no Instagram. Eu passei por isso também, e algumas práticas me ajudaram a ter uma visão mais clara do que funciona.
Primeiro, comecei a definir métricas específicas que eram relevantes para o meu nicho. Para mim, as principais métricas foram alcance, engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) e, mais importante, o número de cliques no link do meu perfil. Ao longo do tempo, percebi que não basta apenas medir números; é fundamental entender o que eles significam. Por exemplo, um aumento no alcance não significa muito se o engajamento não acompanha.
Uma ferramenta que usei bastante foi o Instagram Insights. As análises que ele oferece são bastante detalhadas e me permitiram acompanhar o desempenho de cada post. Também comecei a fazer uma comparação mensal, assim consegui identificar quais tipos de conteúdo geraram mais interação e conversão.
Em relação a conteúdos que realmente conectam, eu descobri que os posts com histórias pessoais ou dicas práticas geram muito engajamento. O público aprecia autenticidade e sente conexão ao ver experiências reais. Eu testei várias abordagens e percebi que usar vídeos curtos, como Reels, também traz resultados melhores, principalmente em termos de alcance.
Por outro lado, o que não funcionou para mim foi seguir tendências só porque eram populares. Às vezes, eu me puxava a usar formatos que não se alinhavam com a minha marca ou que não interessavam meu público. Isso acabou gerando desinteresse e impactou negativamente o engajamento.
A chave é ser consistente e analisar os resultados com frequência. Continuar ajustando sua estratégia com base no que a sua audiência realmente responde é essencial. Não espere resultados da noite para o dia, mas ao longo de meses, você verá como esses ajustes fazem diferença.
Espero que essas dicas ajudem! Seria ótimo ouvir mais sobre as suas experiências e o que você já tentou até agora.