Oi! Essa é uma pergunta super comum, e eu já passei por isso. Medir vendas a partir das interações no Direct pode ser um desafio, mas eu tentei algumas abordagens que talvez te ajudem.
Primeiro, eu comecei a usar um sistema simples de rastreamento. Em vez de depender de ferramentas super complicadas, eu criei uma planilha onde eu anotava manualmente cada venda que mencionava o Direct. O que eu fiz foi pedir para os clientes que viessem pelo Direct e, no ato da compra, perguntar de onde eles vieram. É meio básico, mas funcionou de certa forma. Assim, consegui criar um link entre as conversas e as vendas.
Outra coisa que testei foi olhar para o tempo que eu passava no Direct. Eu optei por utilizar respostas automáticas para perguntas frequentes. Isso ajudou a liberar um pouco do meu tempo, permitindo que eu focasse mais nas interações que pareciam mais promissoras, aquelas que tinham mais potencial de conversão. Isso fez diferença.
Quanto às métricas, eu observei basicamente duas: a taxa de conversão de interações em vendas e o tempo médio necessário para fechar uma venda. No meu caso, algumas interações se estendiam por dias antes de se tornarem venda, enquanto outras eram mais objetivas. Com o tempo, fui percebendo quem eram os clientes mais engajados e quais perguntas geravam mais interesse.
Eu também testei algumas ferramentas de CRM simples para integrar com meus DMs, mas elas nem sempre eram exatamente o que eu precisava. O que mais me ajudou foi a personalização do atendimento. Quando consegui entender as necessidades de cada cliente, o retorno foi mais positivo.
Resumindo, foco nas conversas que fazem diferença, uso de planilhas para controle e algumas automações basicamente. Não é perfeito, mas me deu uma direção e, aos poucos, as interações começaram a se transformar em vendas mais claras.
Espero que ajude! O processo pode ser lento, mas a prática traz uma clareza que faz valer a pena. Boa sorte!