Então, eu entendo muito bem a sua frustração. Medir o alcance no Instagram pode parecer um quebra-cabeça, e eu já estive nessa. No meu caso, eu comecei por acompanhar algumas métricas básicas, mas percebi que não era suficiente. O que realmente funcionou foi ter clareza sobre o que cada métrica significa e como ela se relaciona com o que eu quero.
Primeiro, eu foco no alcance e nas impressões. Você sabe, o alcance mostra quantas contas diferentes viram seu post, enquanto impressões contam quantas vezes ele foi exibido. Para acompanhar isso, usei o Instagram Insights. É bem prático para ver como cada post se comporta, e eu costumava anotar os números para comparar.
Depois, percebi que os tipos de conteúdo faziam diferença. Eu testei fotos estáticas, vídeos e carrosséis. Meus carrosséis costumam ter um engajamento melhor, porque as pessoas parecem dispostas a deslizar mais, e isso tende a aumentar o alcance. Mas também notei que conteúdos que geram conversa, como enquetes nos stories ou perguntas no post, ajudam a manter as pessoas interagindo com o que eu posto.
Além do Insights, eu explorei algumas ferramentas externas. Uma que achei interessante foi o Later, que permite programar posts e também visualizar quais têm melhor desempenho. Me ajudou a perceber padrões que eu, honestamente, não estava enxergando apenas com o aplicativo do Instagram.
Mas, é frustrante, não é? Nem sempre há respostas claras. Às vezes, um post que eu pensei que seria um sucesso não performa bem, e outro que eu fiz meio na correria bomba. Isso me ensinou a ser menos rígido na análise e mais observador do que realmente ressoa com meu público.
Experiência e paciência são chaves. Observe as interações, se possível, pergunte ao seu público o que eles gostam mais. A cada teste, você vai ajustando seu conteúdo e, quem sabe, encontrando o que realmente amplia seu alcance no Instagram. Espero que isso ajude, e boa sorte!