Olha, eu entendo bem essa frustração. Já passei por isso também. Às vezes, a gente muda alguma coisa e fica sem saber se isso realmente fez diferença ou não.
O que eu faço? Começo a focar nas métricas que realmente importam pra mim. Engajamento e alcance são cruciais, mas o que eu acho que dá um panorama legal é olhar pro todo: likes, comentários, e, principalmente, as mensagens diretas. Isso mostra que as pessoas estão se importando com o que você posta. Mas também tem que considerar a qualidade das interações, sabe? Às vezes, uma mensagem muito positiva tem mais peso que um monte de likes.
Eu costumo registrar os resultados de cada postagem em uma planilha. Coloco a data, o tema, os engajamentos, e claro, como foram as interações. Aí, eu vou comparando ao longo de algumas semanas. Não dá pra olhar isso em um dia, tem que dar um tempinho, uns 10 dias, pra ver como a coisa flui.
Outra coisa que já me ajudou foi usar o Insights do Instagram. Ele mostra o que as pessoas estão curtindo mais, e dá pra ver qual conteúdo gera mais vontade de interagir. Ah, e não esquece de prestar atenção nos horários de postagem. Isso pode mudar muito a recepção do seu conteúdo.
Um detalhe importante: não fique só preso num formato ou tema. Se você achar que uma mudança não deu certo, não hesite em voltar um pouco. Às vezes dá um pouco de trabalho, mas é assim que a gente aprende o que realmente ressoa com nossos seguidores.
Esses dias, por exemplo, eu mudei um pouco o estilo das fotos e os engajamentos caíram. Um pouco decepcionante. Mas, ao mesmo tempo, a galera comentou que preferia o jeito antigo. Um sinal claro pra mim!
Enfim, é um jogo de paciência e adaptação. Cada perfil é único. Então, vai tentando, ajustando e observando. E boa sorte!