Oi! Então, essa é uma questão bem legal e eu já passei por isso. Quando comecei a usar depoimentos em meus anúncios, eu também fiquei pensando sobre como apresentar tudo de um jeito que realmente funcionasse.
O que eu fiz foi começar com vídeos curtos. Sabe, tipo 15 a 30 segundos. Achei que essa duração ajudava a capturar a atenção bem rápido. Fui tentando formatos e vi que as pessoas se conectam muito mais quando veem e ouvem a voz verdadeira do cliente, do que só ler um texto. Além disso, os vídeos criam um tipo de intimidade que textos não conseguem.
Uma estratégia que usei foi fazer uma colagem de “clipes” com diferentes depoimentos. Isso gerou uma dinâmica legal e o resultado foi que os anúncios tiveram um engajamento muito melhor que as postagens só com texto. A pessoa se sente mais conectada ao ver várias opiniões diferentes.
Mas, claro, nem todos os vídeos que fizaram bons. Tentei deixar alguns super polidos no início, com roteiro e iluminação perfeita. Mas isso, na verdade, perdeu um pouco do “toque humano”. Aprendi que um pouco de imperfeição – como um vídeo gravado na casa do cliente ou com um áudio não tão limpo – dá mais autenticidade. As pessoas se identificam mais porque elas vêem a real experiência, não uma produção de cinema.
Em relação a posts em carrossel, usei também, mas de um jeito diferente. Ao invés de apenas textos longos, colocava uma imagem do cliente usando o produto, e logo ao lado um trecho do depoimento. Isso funcionou bem para algumas campanhas, mas percebi que ainda assim os vídeos geravam mais cliques e reações.
Sobre o que ressoa melhor, eu sou da ideia de que depende do público. O que eu faço é testar. Malhando essas combinações de vídeos, carrosséis e até stories com depoimentos. Assim dá pra ver qual formato entrega mais resultados. Geralmente, a história é o que pega, sim. Um relato sincero, uma vivência que tu consegue sentir.
No geral, não saí por aí prometendo resultados rápidos na publicidade, porque algo pode queimar e não trazer frutos de imediato. O importante é ir ajustando conforme a receptividade. Fui testando e aprendendo. E até hoje continuo. Espero que essas experiências ajudem um pouco!