Oi! Então, vou compartilhar um pouquinho da minha experiência com isso. No meu caso, quando eu percebi que a interação estava baixa, decidi testar algumas abordagens.
Primeiro, eu comecei a incluir perguntas nos meus posts. Algo simples como “Quem mais precisa ver isso?” ou “Tag seu amigo que precisa dessa dica!” funcionou melhor do que eu esperava. O legal é que isso cria uma interação direta e faz com que as pessoas pensem em quem podem marcar.
Outra estratégia que eu usei foi a criação de conteúdo que realmente fosse relevante e interessante. Por exemplo, fiz uma série de dicas úteis ou curiosidades bem na minha área. Quando as pessoas achavam que o conteúdo era bom, elas naturalmente se sentiam motivadas a compartilhar com amigos.
Sobre os sorteios, já testei e posso dizer que eles atraem bastante atenção. Mas, aqui vem a parte chata: depois que o sorteio termina, a interação tende a cair novamente. Então, é algo que pode funcionar a curto prazo, mas não é uma solução a longo prazo. Se optar por essa estratégia, faça algo que envolva o compartilhamento de experiências ou interaja com seu conteúdo, assim, talvez, você consiga criar um público que fique por mais tempo.
Uma coisa que eu notei é que, se você for autêntico e mostrar sua personalidade nas postagens, as pessoas também se sentem mais conectadas a você e, consequentemente, mais dispostas a ajudar. Mostre os bastidores, fale sobre seus desafios, isso cria empatia.
Finalmente, eu comecei a interagir mais com meus seguidores, respondendo comentários e mensagens. Isso cria um senso de comunidade, e as pessoas que se sentem parte de algo tendem a convidar mais amigos.
Resumindo: perguntas diretas, conteúdo relevante, e uma pitada de interação genuína podem fazer a diferença. Não vai acontecer da noite pro dia, mas eu sinto que com paciência e persistência, você vai ver resultados. Boa sorte!