No meu caso, tive um desafio bem parecido. Cresci, sim, mas interações eram escassas. Então, comecei a testar algumas coisas. Algumas funcionaram, outras não tanto.
Uma das estratégias que mais ajudou foi pedir diretamente. Às vezes, é só isso que a gente precisa fazer. Eu postei imagens dos meus produtos e, nas legendas, fiz perguntas abertas. Algo como “qual a sua experiência com isso?” ou “como você usou isso na sua rotina?”. Isso fez com que algumas pessoas começassem a compartilhar suas histórias. Mas, nem sempre. Uma vez, perguntei e não tive resposta nenhuma. Existe esse medo de se expor, pode ser.
Outra coisa que testei e vi resultados foram os enquetes nos stories. Coloquei enquetes simples relacionadas aos produtos. Por exemplo, “Você já usou isso?” ou “Em qual situação você usaria?”. Isso não só gerou resposta como também levou a conversas mais profundas. O segredo é não só perguntar, mas também responder. Curti muito quando as pessoas começaram a se sentir à vontade para falar. Um ‘obrigado’ por uma resposta faz a diferença.
Promoções também têm seu lugar. Eu fiz um sorteio onde as pessoas precisavam compartilhar uma experiência com o meu produto e marcar o perfil. Ao mesmo tempo, incentivei elas a marcarem amigos. Algumas participantes realmente se animaram e começaram a interagir. Teve um impulso legal, mas não posso dizer que foi um sucesso unânime.
Os DMs também são poderosos. Quando um seguidor interagiu com um post, eu mandava uma mensagem direta. Algo singelo, tipo “oi, gostei do seu comentário! Você já testou isso?”. Muitos acabaram se sentindo especiais e começaram a compartilhar mais. Mas, novamente, tem que ser natural. Não dá pra forçar.
Focar na autenticidade é fundamental. Em um post, comecei a contar uma história pessoal de como o meu produto ajudou alguém. E pedi que os seguidores compartilhassem suas experiências semelhantes. Isso gerou um engajamento incrível. Mas não foi instantâneo. Foi um processo. A conexão leva tempo.
Por fim, a consistência é chave. Eu postava regularmente, mas também ajustava o conteúdo. Às vezes, víamos o que mais engajava os seguidores e tentávamos fazer mais disso. É uma diversão, experimentação. O negócio é não perder o ânimo.
No geral, interações genuínas vêm de opiniões, mas também de ser você. Dar inspiração e ser aberto a conversas. Não sou um expert, só compartilho o que aprendi. Espero que ajude!