Como posso identificar padrões de retenção com poucos seguidores?

Estou começando a explorar o Instagram como uma ferramenta para o meu negócio, mas ainda tenho um número limitado de seguidores.

Gostaria de entender como posso identificar padrões de retenção de engajamento, mesmo com essa audiência reduzida.

Quais métricas específicas devo acompanhar e que tipos de conteúdo podem me ajudar a construir um relacionamento mais sólido com os meus seguidores atuais?

Agradeço antecipadamente pelas orientações e insights que possam me oferecer.

Quando comecei a usar o Instagram para o meu negócio, também estava com apenas alguns seguidores. Não é fácil, mas dá pra tirar proveito dessa situação. Aqui estão algumas coisas que funcionaram pra mim.

Métricas para Acompanhar

1. Engajamento: Comece a olhar para as taxas de curtidas e comentários. Isso te ajuda a entender o que ressoa com a sua audiência.
  2. Retenção de Stories: Acompanhe quantas pessoas assistem seus Stories até o fim. Se muitos pulam, talvez o conteúdo não esteja bom.
  3. Mensagens Diretas: Nota quantas pessoas te enviam mensagens. Isso é um sinal de que você está gerando interesse.
  4. Salvamentos e Compartilhamentos: Esse tipo de interação é um bom indicador de que o seu conteúdo está informativo ou inspirador.

Tipos de Conteúdo

• Conteúdo Educacional: Criei posts que explicam conceitos simples da minha área. O retorno foi positivo, pois as pessoas gostam de aprender algo novo.
  • Histórias Pessoais: Compartilhar histórias autênticas sobre minha jornada ajudou a criar um vínculo. As pessoas se conectam com experiências reais.
  • Enquetes e Perguntas: Use o Sticker de Enquete nos Stories. Isso gera interação e te dá uma ideia do que seus seguidores pensam.
  • Posts em Carrossel: Eles permitem compartilhar informações de maneira organizada. Vi que as pessoas costumam interagir mais quando há mais conteúdo visual.

O que Não Funcionou