Cara, essa é uma pergunta bem comum e que, na minha experiência, pode realmente fazer a diferença. Às vezes, eu também fico me perguntando quais são os melhores horários. Vamos lá.
Primeiro, é importante entender que, sim, os horários podem variar bastante. Um erro que eu cometi no início foi pensar que tinha uma fórmula mágica. Esse pensamento acabou me frustrando. O que eu fiz foi observar. Passei semanas postando em horários diferentes e anotando as interações que cada post recebia.
No meu caso, percebi que as manhãs durante a semana, entre 9h e 11h, geralmente traziam mais engajamento. Isso se confirmou em várias postagens, mas também vi que o público de algumas áreas estava mais ativo à tarde, em torno de 15h. Outro detalhe, nos finais de semana, o engajamento era diferente. Às vezes, tarde de domingo funcionava bem, outras não.
Se você ainda não tem muitos dados, uma dica que funcionou pra mim foi testar. Comecei a postar umas vezes ao meio-dia, outras vezes à noite. E a gente conhece um padrão, né? Algumas pessoas costumam entrar durante o almoço, outras mais tarde quando chegam em casa.
Uma outra estratégia bacana é usar as ferramentas disponíveis. O Instagram Insights, por exemplo, ajuda a ver os momentos em que seus seguidores estão online. Eu demorei a usar isso, mas faz toda a diferença quando você tem alguma audiência.
Além disso, sempre que você consegue interagir, tipo responder comentários, também ajuda. Também tente observar, mesmo fora da sua conta, quando outras contas que você admira estão postando e o que dá certo pra elas.
E, para além do Instagram Insights, sigo algumas páginas que falam sobre marketing digital. Elas sempre comentam sobre as tendências e horários que funcionam, mesmo que não sejam específicos para a sua conta.
Mas, de novo, o tempo e a experimentação vão ser suas melhores ferramentas. O que funciona pra mim pode não funcionar pra você, e isso é parte do processo. Não se preocupe demais com isso no início, é tudo uma questão de testes e ajustes. Boa sorte!