Como posso identificar métricas para avaliar posts de sucesso no meu nicho?

Tenho tentado entender como medir o sucesso dos meus posts. Não sei se tô focando nas métricas certas.

É fácil ficar perdido, sabe?

Curtidas, comentários, compartilhamentos… tudo parece importante, mas qual deles realmente mostra que meu conteúdo tá funcionando?

Alguns amigos falam sobre engajamento, outros mencionam alcance.

E ainda tem o tempo que as pessoas passam vendo meus posts.

O que de fato é relevante no meu nicho?

Quero saber quais métricas devo observar e como posso usá-las pra melhorar minha estratégia.

Se alguém puder me ajudar a clarear isso, ia ser ótimo.

Obrigada!

Entendo a sua frustração. É comum ficar confuso com tantas métricas. Vamos simplificar isso.

Primeiro, é bom pensar no que você quer com seus posts. Você quer mais visibilidade, mais vendas ou algo diferente? Isso já vai te dar um norte.

Curtidas são um sinal de que seu conteúdo agrada. Mas, sozinhas, não dizem muito. Se alguém curte, isso não significa que vai comprar de você.

Comentários são mais interessantes. Eles mostram que as pessoas estão se envolvendo com o que você diz. Um comentário é uma conversa, é alguém parando pra pensar e responder. Então, se você vê que os comentários estão aumentando, é sinal de que seu conteúdo tá gerando interesse.

Compartilhamentos entram pra esse pacote também. Quando alguém compartilha seu post, é porque achou que aquilo vale a pena. É uma recomendação direta. Isso é ótimo pro seu alcance e pra credibilidade do que você faz.

E não podemos esquecer do engajamento, que é a soma de todas essas interações. Pense nisso como um termômetro: quanto mais alto, melhor. Uma taxa de engajamento alta geralmente indica que o seu público está gostando do que você posta.

Agora, o alcance é a quantidade de pessoas que viram seu post. Isso é bom para saber se sua mensagem está alcançando novas audiências. Mas só alcançar não é suficiente. O ideal é ter um bom engajamento também.

Outra métrica legal é o tempo de visualização nos vídeos. Se as pessoas estão assistindo por bastante tempo, significa que seu conteúdo mantém a atenção delas. Então, vale a pena explorar mais esse formato se isso for relevante pro seu nicho.

Uma dica: tente acompanhar essas métricas ao longo do tempo. Veja quais posts têm mais interações e como você pode replicar isso. Experimente, teste diferentes estilos. O que funciona hoje pode mudar amanhã, então, a adaptação é chave.

Por fim, não dá pra esquecer da proporção de seguidores. Se você tem muitos fãs, mas ninguém engajando, isso pode ser um sinal de que você precisa ajustar a abordagem.

Acompanhando tudo isso de forma simples, você vai conseguindo ver padrões. E é isso que importa. Nada muito complicado. É sobre entender o que funciona pra você e pro seu público. Espero que isso ajude a clarear um pouco!