Eu entendo bem essa luta com as hashtags, porque passei por algo bem parecido no meu negócio de moda. Primeiro, eu começaria analisando as hashtags que você já está usando. Uma dica é usar a função de pesquisa do Instagram para ver quantas postagens existem com cada hashtag. Se tiver milhões, talvez não seja tão específica e seu post acabe se perdendo.
Eu também testei usar algumas ferramentas online, como o Followerwonk e o Hashtagify. Elas ajudam a ver a popularidade e a relevância das hashtags. Às vezes, uma hashtag menos popular, mas mais específica para o seu nicho, pode ser mais eficiente.
Outro passo importante é verificar o engajamento das suas postagens. Veja quais posts com quais hashtags tiveram mais curtidas e comentários. Esse histórico pode te dar uma noção do que funciona.
Para substituir as ineficazes, eu sugeriria criar listas de hashtags. Agrupe por categorías: algumas gerais relacionadas à moda, outras mais específicas, como estilos ou tendências. Diversifique! Experimente misturar hashtags populares com algumas que você tenha certeza que estão ligadas ao seu público-alvo.
Por último, não esqueça de ficar de olho nas tendências. O que está bombando hoje pode mudar rapidamente. Então, acompanhar influenciadores do ramo e estar sempre atualizado ajuda bastante.
Não espere resultados imediatos, mas com essas estratégias você já deve começar a ver algumas mudanças. Boa sorte!
Olha, eu já passei por isso e posso te ajudar. Hashtags são meio complicadas, né? No meu caso, comecei usando as mais populares tipo moda ou #estilo. Mas depois de um tempo, percebi que não estavam trazendo o engajamento que eu queria. É frustrante.
O primeiro passo que fiz foi analisar meu conteúdo. Quais hashtags estavam sendo utilizadas? Algumas eu só usava porque vi outras pessoas usando. Então, pesquisei mais. O Instagram permite que você clique nas hashtags e veja o que vem por trás delas. Olhei as postagens que estavam com as hashtags que eu usava. Às vezes, o conteúdo era totalmente diferente do meu. Então, eu sabia que precisava mudar.
Outro método foi usar calculadoras de hashtags. Existem várias por aí. Uma que testei foi a Display Purposes. Ela sugere hashtags relacionadas, mas eu sempre desconfiava das mais populares, porque geralmente só geram muito conteúdo geral, e seu post fica perdido. Fui atrás de hashtags de nicho. Coisas específicas como #modabrasileira ou #modafeminina. Funciona, de verdade.
E, olha, eu sempre tentei manter um equilíbrio. Tipo, misturei algumas hashtags mais conhecidas com outras menos populares. Uma coisa que não funcionou foi usar muitas hashtags. O Instagram limita a visibilidade de posts com muitas hashtags, já li isso em alguns lugares. Então, 5 a 10 relevantes é o que eu sugiro. Outro ponto: sempre analiso o desempenho. No Insights do Instagram, você pode ver quais hashtags geraram mais engajamento. Faço isso toda semana.
Agora, substituir é meio intuitivo. Olha as que atraíram mais visitantes nos últimos posts e tenta novas que sejam parecidas. Não tenho uma fórmula mágica, mas observar é crucial. Ah, e testar as hashtags de forma contínua. Uma semana mais focada em um tema, outra em outro. Assim você vai conhecendo o que funciona e o que não rola.
Lembre-se, tem que ter paciência. Cada mudança leva tempo pra mostrar resultados. E nem sempre é só a hashtag que vai resolver. Produzir conteúdo autêntico e de qualidade faz toda diferença. Boa sorte!