Oi, pessoal!
Estou começando a explorar o Instagram para minha marca pessoal e tenho uma dúvida que me perseguiu nos últimos dias.
Como posso humanizar minha presença por lá, mas sem perder aquela credibilidade que todo profissional precisa ter?
Quero que as pessoas se conectem comigo, mas também não quero parecer desleixado ou pouco profissional.
Alguém tem dicas práticas ou exemplos que possam ajudar?
Valeu!
No meu caso, humanizar a marca pessoal no Instagram enquanto mantenho a credibilidade foi um desafio, mas algumas estratégias funcionaram bem.
-
Conteúdo Autêntico: Eu comecei a compartilhar histórias pessoais, mas sempre alinhadas ao meu trabalho. Falar sobre desafios enfrentados na carreira, ou o que aprendi ao longo do caminho, ajudou a criar uma conexão. Mas evitei expor aspectos muito pessoais que poderiam desviar do foco profissional.
-
Mostre o Bastidor: Postar fotos ou vídeos do dia a dia no meu trabalho, como reuniões, preparo de projetos ou o ambiente de trabalho, humanizou meu perfil. Isso demonstra transparência e torna a experiência mais transparente, desde que mantive um tom profissional.
-
Interação Genuína: Responder a comentários e mensagens diretas de forma pessoal, sem copiar e colar respostas, me fez parecer mais acessível. A interação deve ser genuína e não apenas uma estratégia de engajamento.
-
Feedback e Depoimentos: Publiquei depoimentos de clientes e parceiros, o que ajuda a construir credibilidade. Isso mantém o foco na qualidade do meu trabalho e, ao mesmo tempo, mostra a relação humana que desenvolvi com eles.
-
Conteúdo Educacional: Compartilhar dicas úteis e insights sobre minha área de atuação também ajudou. Colocar um toque pessoal, como mencionar experiências passadas, fez com que as pessoas se sentissem mais conectadas.
O que não funcionou foi evitar postar apenas sobre a vida pessoal sem conexão com meu trabalho. Algumas tentativas de fazer isso pareceram forçadas e pouco autênticas, resultando em baixa interação. Também não usei posts excessivamente polidos. Sempre optei por uma estética que reflete meu estilo, mas com boa qualidade.
Em resumo, é uma questão de equilíbrio. Mostrar-se humano e acessível, sem deixar de lado a sua expertise. Não é uma receita mágica e leva tempo para encontrar o tom certo.