Olha, eu passei por isso também. No início, meus Stories eram um verdadeiro caldeirão de cores e fontes, e eu percebi que isso estava bagunçando a imagem da minha marca. Aqui estão algumas coisas que ajudaram:
1. Definição da paleta de cores:
Fiz um trabalho de casa de escolher três a cinco cores que realmente representassem a minha marca. Usei ferramentas como o Adobe Color para experimentar combinações e, em seguida, criei um guia visual simples. Assim, ficou mais fácil saber quais cores usar nos meus Stories. E olha, isso fez uma diferença enorme na coesão visual.
2. Escolha de fontes:
Uma vez que eu decidi as cores, o próximo passo foi escolher uma ou duas fontes que combinassem com o que eu queria passar. Eu usei o Canva e outras ferramentas semelhantes para testar as combinações. Então, estabeleci um padrão: por exemplo, uma fonte para os títulos e outra para o corpo do texto. Isso ajudou a manter a consistência e o reconhecimento da marca.
3. Layouts e elementos visuais:
Criei alguns templates no Canva para os meus Stories. Com isso, eu só precisava ajustar os textos e imagens. Incorporar ícones ou elementos gráficos que representassem minha marca também foi uma boa jogada. Com o tempo, esses elementos se tornaram assinatura visual, e as pessoas começaram a reconhecer imediatamente meus Stories.
4. Regularidade nos textos:
Lembre-se de que a voz também é parte da identidade. Desde que defini meu tom de mensagem, procurei ser consistente. Se eu usava uma linguagem mais informal, mantenho assim, porque isso ajuda a criar uma conexão com o público.
5. Ferramentas e agendamento:
Usar ferramentas de agendamento, como o Later, me permitiu planejar meus Stories. Com isso, eu garante um fluxo contínuo e coerente, além de dar uma visão mais clara do que estava publicando.
6. Avaliação constante:
Conforme fui avançando, comecei a olhar as métricas. Eu não estava tão preocupada com resultados rápidos, mas a análise dos Stories que mais engajavam me ajudou a ajustar detalhes. Assim, eu continuei refinando e melhorando a identidade visual.
No geral, a chave é ser intencional. Não precisa ser perfeito de uma vez, mas ter um guia facilita muito. Com o tempo, conseguindo a consistência visual vai se tornar uma segunda natureza. Boa sorte!