Oi! Então, quando comecei a pensar em parcerias locais, foi um misto de frustração e esperança. Tentei umas coisas que funcionaram bem e outras, bem… nem tanto.
A primeira coisa que fiz foi pesquisar as empresas na minha área. Uma simples busca no Instagram mesmo. Procurei por hashtags relacionadas à minha cidade, tipo #comerciolocal ou #negócios [nome da cidade]. Aí encontrei umas contas que se alinhavam bem com o que eu fazia. Vi que algumas já acompanhavam meu perfil. Eu acho que essa interação prévia ajuda bastante no contato.
Depois disso, eu comecei a comentar nas postagens deles. Não só um “legal” ou “lindo”, mas uns comentários mais elaborados, tipo: “Adorei essa ideia, poderia fazer uma colaboração com algo assim!” Sabe, aquele engajamento real. O que eu percebi foi que isso fez com que eles me notassem. Foi um primeiro passo. Além disso, eu enviei mensagens diretas. Mandei mensagens curtas, objetivas, explicando quem sou e o que tinha em mente. Mas, olha, a maioria não respondeu. Isso pode ser desanimador, mas não desisti.
Uma estratégia que realmente funcionou foi organizar eventos. Eu e alguns parceiros fizemos uma feira local. Cada um trouxe seu próprio produto, e a gente divulgou tudo pelo Instagram. O legal foi que todo mundo compartilhou, e assim nosso alcance aumentou muito. Ficou mais fácil a gente se gerar conteúdo junto e isso trouxe novos seguidores.
Outra coisa que tentei foram os “takeovers”, onde um parceiro assumiria meu perfil por um dia e vice-versa. É legal, mas é preciso escolher bem a pessoa. Teve uma vez que fiz isso com uma loja de roupas local… A interação foi boa, mas a audiência não se conectou muito. Preciso dizer que não vale a pena fazer apenas por fazer. A sintonia entre os perfis é crucial.
Ah, e não subestime a força do “networking”. Participei de eventos no meu setor, conheci pessoas, conversei. Conversei de verdade. Isso ajudou a criar laços, e alguns deles resultaram em parcerias. Teve um que eu conheci assim que agora é meu fornecedor e parceiro em ações no Instagram. A química conta muito.
Por outro lado, já fiz parceria com empresas que pareciam legais, mas acabaram não performando. Eu achava que o público deles se interessaria pelo que eu oferecia… e, bem, não analisamos isso direito. Então sempre olhe para o público deles. A sinergia é essencial.
Resumindo, a ideia é ir testando, sabe? Algumas coisas vão funcionar, outras não. E não é só sobre ter muitos seguidores, mas também sobre ter seguidores que se importem. Tá sendo uma jornada e, olha, demanda tempo. Não esqueça de ser direto e honesto nas abordagens. Vou continuar experimentando e aprendendo. Espero que isso ajude!