Oi! Eu já passei por isso, e construir uma rotina de feedback com seguidores no Instagram pode realmente ajudar. E, olha, não existe uma fórmula mágica, mas vou te contar o que funcionou e o que não rolou pra mim.
Primeiro, eu comecei usando as caixas de perguntas nos Stories. O que eu fazia era sempre perguntar algo bem simples, tipo “Qual tema você gostaria de ver mais por aqui?” ou “O que você achou do último post?”. Tem que ser algo que realmente interesse as pessoas, sabe? Agora, o que não deu certo foram perguntas muito abertas ou complicadas. Ninguém quer perder tempo pensando muito. Aprendi com o tempo a manter tudo leve e direto.
Outra estratégia que testei foi a de enquetes. Eu colocava duplas de opções e pedia pra escolherem. “Qual conteúdo você prefere: dicas rápidas ou posts mais elaborados?” Isso impulsionou bastante a interação. A galera adora opinar, e quando vê que consegue influenciar o conteúdo, fica mais engajada.
Depois, eu comecei a fazer isso uma vez por semana. Uma rotina. Colocava um lembrete na agenda e sempre reservava um espaço pra isso. Assim, as pessoas sabiam que poderiam esperar um espaço pra elas.
Ah, e outra dica: responde sempre! Quando alguém se dispõe a interagir e vê que você tá ali, respondendo, isso incentiva mais feedback. Às vezes, eu demoro um pouco, mas tento responder a todos. Mesmo que a resposta seja só um “obrigado pela sugestão”, isso faz a diferença.
Uma coisa que não deu certo foi querer fazer isso todos os dias. O engajamento caiu, e as respostas começaram a sumir. O pessoal se sente sobrecarregado, sabe? Então, uma vez por semana funcionou melhor pra mim.
Por último, eu tento mostrar que eu realmente aprecio o feedback que recebo. Quando uso sugestões no meu conteúdo, falo isso, dou crédito. Isso anima ainda mais as pessoas a interagir no futuro.
Enfim, nada disso é certeza de que vai estourar seu engajamento da noite pro dia, mas essas estratégias funcionaram pra mim. Ir testando e adaptando até encontrar o que melhor se encaixa com a sua audiência é o caminho, eu acho. Boa sorte!