Eu entendo bem essa dificuldade. Quando comecei a usar o Instagram, meu orçamento era quase zero. Tive que me virar com o que tinha. Primeira coisa que eu fiz foi escolher uma paleta de cores. Basicamente, peguei algumas cores que eu gostava e usei elas em tudo. Gastei um tempão decidindo, mas foi um bom investimento.
Depois, eu usei o Canva. Tem uma versão gratuita que dá pra fazer bastante coisa legal. As ferramentas deles são bem intuitivas. Criei templates para os meus posts e histórias, assim as coisas pareciam mais organizadas. No meu caso, usei a mesma fonte e estilo de layout pra tudo. Isso ajuda na hora de construir a identidade visual.
Outra coisa que testei foram os “mockups” com fotos. Existem muitos sites que oferecem imagens gratuitas, como o Unsplash e o Pexels. Eu escolhi fotos que combinavam com a minha paleta e foram elas que dei um “toque”. Às vezes, só colocar um filtro legal já dá uma aparência mais profissional.
E sobre o conteúdo, eu optei por um mix de posts informativos e pessoais, pra mostrar quem eu sou. Isso gera conexão. Às vezes, dá pra fazer uma série, em vez de pensar apenas no post individual. Por exemplo, eu fiz uma vez uma série sobre dicas do meu nicho. Assim, criei um “ganchinho” visual que atraía as pessoas. O resultado? Um engajamento bem maior do que posts soltos.
Agora, sei que com pouca grana é fácil ficar frustrado. Mas o que realmente funcionou pra mim foi a consistência. Manter uma frequência de postagens ajudou bastante. Não precisa ser todo dia, mas uma vez por semana já dá pra mostrar que você está ativo.
Uma última dica: interaja no perfil de outras pessoas do seu nicho. Pode parecer besteira, mas comentar e curtir dá visibilidade e pode trazer seguidores interessados no que você faz. E, lembre-se, tudo isso leva tempo. Não existe mágica, mas aos poucos você vai perceber uma identidade visual emergindo e, com isso, um maior engajamento.
Espero que algumas dessas questões ressoem com você. Boa sorte!