Então, eu realmente me deparei com essa questão dos CTAs quando comecei a colaborar com influenciadores. É um campo tão dinâmico e, às vezes, confuso. No meu caso, percebi que não existe uma abordagem única que funcione para todo mundo, mas algumas coisas chamaram minha atenção ao longo do caminho.
Primeiro, a autenticidade parece ser fundamental. Eu testei CTAs que eram um pouco rígidos ou formais, e notei que eles não geravam tanta interação. O que realmente funciona, no meu entendimento, é quando o influenciador fala de uma forma mais casual, quase como uma conversa entre amigos. Um “Dá uma olhada no que eu encontrei!” ou “Acho que você vai amar isso!” simplesmente ressoa melhor. É curioso como um tom mais leve pode fazer as pessoas se sentirem mais engajadas.
Outra estratégia que funcionou para mim foi ser específico. Em uma postagem, fiz um CTA que dizia: “Clique no link da bio para conferir essa oferta por tempo limitado!”. Isso deu uma sensação de urgência, e eu percebi um aumento nas visitas ao meu perfil naquela semana. Mas, como em tudo, é preciso testá-lo com sua audiência e avaliar a resposta.
Além disso, eu experimentei diferentes formatos de CTAs. Algumas postagens tiveram um botão de “arraste para cima” (quando utilizei o recurso de Stories) que levava diretamente a uma página de compra. Outras postagens tinham um CTA direcionando para comentar. A interação nos comentários, na minha experiência, também cria um efeito em cadeia, aumentando a visibilidade do post.
Sobre o nicho, eu realmente me perguntei como é a relação do público com o influenciador. Acontece que, por exemplo, quando colaborei com alguém que atuava no mesmo segmento que eu, as reações foram muito mais calorosas. A mensagem parecia mais genuína. É algo a considerar: alinhar não só com influenciadores populares, mas com aqueles que já têm uma relação estabelecida com o seu público.
Uma prática que aprendi a evitar foi ser excessivamente agressivo no CTA. Algo como “Compre agora ou nunca!” pode provocar uma reação negativa. É uma linha tênue entre incentivar a ação e pressionar as pessoas. A reflexão constante sobre como isso se alinha aos valores da minha marca e o que realmente trago para o público tem sido reveladora.
Por fim, pensar em contar uma história também foi eficaz. Percebi que posts que contavam sobre como meu produto ou serviço impactou a vida de alguém ou algo que se alinhava a uma causa geravam muito mais engajamento e, por conseguinte, as ações que eu buscava. Um “Você também pode fazer parte dessa mudança” fez maravilhas para mim em um post recente.
Sim, é um espaço que exige experimentação e, claro, paciência. Eu ainda fico em dúvida às vezes, mas a prática e a análise das respostas têm sido as minhas melhores aliadas. Espero que estas reflexões ajudem de alguma forma!