Oi, pessoal!
Estou tentando encontrar maneiras de fazer sessões de brainstorming em grupo, mas sempre rola um clima de conflito criativo. Às vezes, alguns membros ficam mais dominantes, outras vezes, é difícil para os tímidos se expressarem.
O que vocês recomendam para facilitar esse processo?
Algumas dicas práticas para estruturar esses encontros seriam muito bem-vindas.
Quero realmente aprender a tirar o melhor de cada um, sem brigas ou discussões exaustivas.
Agradeço pela ajuda!
Oi! Eu já passei por isso com minha equipe e algumas estratégias funcionaram bem para criar um clima mais colaborativo. Vou compartilhar algumas delas.
Primeiro, estabeleci algumas regras básicas antes de começar. Algo simples, tipo “todas as ideias são válidas” e “não críticas na hora”. Isso ajudou a dar uma liberdade maior, sabe? As pessoas se sentiram mais à vontade para soltar ideias doidas sem medo de serem julgadas.
Depois, usei a técnica do “brainwriting”, onde cada um escrevia suas ideias em um papel. Depois de alguns minutos, todos passavam para o lado, e o próximo membro podia ler e adicionar suas próprias ideias. Isso deu chance para os mais tímidos se expressarem sem aquele clima de pressão, já que a voz deles ficava na folha.
Outras vezes, fazia sessões em pequenos grupos. Com grupos menores, eu percebi que era mais fácil para todo mundo falar. Depois a gente se reunia e compartilhava as ideias, o que ajudava a juntar tudo.
E algo que funcionou muito também foi usar horas específicas só para brainstorming. Em vez de fazer isso em reuniões normais, eu dedicava um tempo só pra isso. Os membros pareciam mais focados e menos sobrecarregados.
Por fim, não esquece de celebrar as boas ideias. Às vezes, uma simples menção ou reconhecimento pode acender ainda mais a motivação do grupo.
Essas estratégias funcionaram bem pra mim, mas pode ser que você precise adaptar pra sua realidade. Não vai ser tudo perfeito de primeira, mas é um caminho. Boa sorte!