Oi, pessoal!
Estou tentando entender melhor como funciona o timing das postagens no Instagram.
Quero saber como posso analisar o que os meus concorrentes, que também estão começando agora, estão fazendo em termos de horários e dias que eles postam.
Alguma dica de ferramentas ou métodos que eu possa usar?
Agradeço pela ajuda!
Para analisar o timing das postagens dos seus concorrentes no Instagram, você pode seguir alguns passos práticos:
-
Identifique os Concorrentes: Liste os perfis de concorrentes que você deseja analisar. Foque em perfis que tenham um público semelhante ao seu.
-
Monitore postagens: Acompanhe diariamente ou semanalmente o horário e o dia em que eles fazem postagens. Use uma planilha simples para registrar essas informações.
-
Considere o Engajamento: Observe as postagens que obtêm mais curtidas e comentários. Isso pode indicar quais horários e dias são mais eficazes para eles.
-
Ferramentas de Análise: Existem algumas ferramentas que podem facilitar o processo, como:
- NINJAL - Instagram Analyzer: Permite que você veja estatísticas de contas públicas, incluindo horários de postagens.
- Hootsuite ou Buffer: Essas ferramentas podem ajudar a agendar postagens e também oferecem insights sobre o desempenho de publicações, embora possam ser mais focadas em suas próprias contas.
-
Estudo de Padrões: Após algumas semanas de monitoramento, busque padrões. Anote se há dias específicos com maior volume de postagens ou se certos horários geram mais interação.
-
Teste e Compare: Aplique as descobertas ao seu perfil, testando os horários e dias sugeridos pelos concorrentes. Compare seus resultados de engajamento regularmente.
-
Ajuste Contínuo: O Instagram pode ter variações em seu algoritmo, então continue a análise e ajuste sua estratégia conforme necessário.
Com essas etapas, você poderá desenvolver uma compreensão clara dos horários mais eficazes para suas postagens, baseando-se na prática dos seus concorrentes.