Eu passei por isso. A verdade é que, às vezes, a gente se vê preso na mesma abordagem e parece que tá falando a mesma coisa de novo e de novo. Comecei a ajustá-los e algumas coisas funcionaram, outras nem tanto.
Primeiro, eu fui explorar diferentes formatos. Eu testei vídeos e carrosséis e, olha, isso realmente ajudou. Os vídeos são ótimos pra dar cara ao conteúdo, enquanto os carrosséis me permitiram dividir informações em pedaços menores, fazendo com que a mesma mensagem parecesse nova a cada vez que eu postava. Agora, eu escolho um tema e exploro de várias maneiras. Num dia, um vídeo de dois minutos. No outro, um carrossel com passos e dicas.
Uma coisa que eu descobri foi que usar as histórias também dá um frescor. Com elas, posso manter a conversa leve e interagir mais com o público. Perguntas, enquetes, aquele “me conta o que você acha”. Isso me deixou mais em contato e a audiência começou a se sentir parte do conteúdo.
A frequência é um ponto complicado. Eu costumava postar todo dia e isso se tornou cansativo, até pra mim. Hoje, eu faço uma estratégia de postagens variada. Coloco um vídeo, um carrossel e uma história por semana. E se eu sentir que minha mensagem, mesmo com formato diferente, tá muito repetitiva, eu dou um passo atrás e busco inspiração fora.
Outra estratégia que funcionou bem foi mudar a perspectiva. Eu pego o mesmo assunto, mas falo sob uma nova lente. Por exemplo, em vez de só mostrar “como fazer algo”, eu conto uma história pessoal de como eu enfrentei um desafio e o que aprendi. Isso traz um ar fresco. E, claro, não posso esquecer de misturar tipos de conteúdo mais leves ou divertidos de vez em quando. Isso dá um toque humano e quebra a monotonia.
Sobre perder a essência, a chave é saber quais elementos são fundamentais. Eu mantenho minhas cores, meu tom de voz e uma mensagem central. Assim, mesmo mudando a forma, a essência se mantém. Mas, claro, é uma dança e às vezes me perco um pouco nessa mistura.
É isso. Continua testando e ajustando. O público aprecia ver a evolução e isso dá um gás na interação. Boa sorte!