Como posso adaptar minhas hashtags para imagens e vídeos?

Oi, pessoal!

Estou tentando melhorar meu engajamento no Instagram e uma coisa que sempre me pega é a questão das hashtags. Tenho lido que usar as hashtags certas pode fazer toda diferença, mas… como adapto isso para as minhas imagens e vídeos?

Já usei algumas que estavam em alta, mas não sei se isso realmente ajuda. E também, como faço isso de forma que fique natural?

Tem alguma estratégia específica que vocês recomendam? Tipo, misturar coisas populares com outras que são mais nichadas? Ou é melhor manter um foco só?

Agradeço qualquer dica!

Oi! Eu passei um bom tempo tentando entender as hashtags e, vou te falar, foi um processo e tanto. No meu caso, o que realmente fez a diferença foi começar a misturar hashtags populares com algumas mais específicas do meu nicho.

Primeiro, eu fiz uma lista de hashtags que sempre vi as pessoas usando e que estavam em alta. Comecei a usar algumas dessas nas minhas postagens, mas isso só trouxe um engajamento bem básico. Depois, percebi que tinha que ir além e descobrir o que realmente se encaixava no meu conteúdo.

Então, eu comecei a pesquisar as hashtags que estavam sendo usadas por outros profissionais da minha área. Um truque que eu usei foi olhar os posts mais bem-sucedidos que encontrei e ver quais hashtags eles usaram. Isso me ajudou a encontrar várias que eram menos saturadas, mas ainda assim relevantes. E, poxa, isso funcionou!

Uma estratégia que adotei foi criar uma combinação: 50% de hashtags populares, 30% de nichadas e 20% de marcas ou locais específicos. Isso fez com que meu conteúdo aparecesse em buscas variadas e também em feeds de pessoas que estavam mais interessadas no meu tipo de trabalho.

Quanto à forma de manter tudo natural, eu evitei aquelas listas longas de hashtags que parecem um robô postando. Em vez disso, eu as incluía nos comentários ou utilizava um texto bem curto na descrição da foto. Isso fez com que não parecesse uma avalanche de hashtags e deixou a postagem mais fluída.

Ah, e uma coisa que eu não posso deixar de mencionar é a importância de atualizar as hashtags regularmente. O que estava em alta há seis meses pode não ser mais relevante hoje. Então, estou sempre testando novas combinações.

Em resumo: mistura, pesquisa e adaptação são as chaves. E não desanima! O engajamento pode demorar a subir, mas valha a pena ser estratégico. Espero que essas dicas ajudem! Boa sorte!

Oi! Entendo bem o seu dilema com hashtags, é realmente uma questão que pode parecer simples, mas a prática mostra que não é tão fácil assim.

Quando comecei a me aprofundar nisso, descobri que a adaptação das hashtags depende muito do tipo de conteúdo que você está postando. Às vezes, usar aquelas hashtags populares parece esperto, mas a competição é tão alta que seu post pode acabar se perdendo no mar de conteúdo. Você pode ter uma chance de se destacar mais com hashtags bem específicas ou de nicho.

Misturar hashtags populares com algumas menos utilizadas é uma abordagem que muitas pessoas defendem. A ideia é que as mais populares podem trazer visibilidade inicial, enquanto as nichadas podem atrair um público mais engajado e interessado no que você realmente oferece. Mas isso ainda requer uma certa habilidade para equilibrar.

E outra coisa: a naturalidade é crucial. Evite a tentação de forçar hashtags só porque estão em alta. Isso pode fazer seu conteúdo parecer um pouco… como posso dizer, artificial? As pessoas captam isso, e pode afetar o engajamento. Pense em como seu post se relaciona com a hashtag. Se não fizer sentido, não vale a pena.

Um erro comum que observei é usar muitas hashtags ao mesmo tempo. Algumas pessoas acreditam que quanto mais, melhor. Mas é mais sobre a qualidade do que a quantidade. Testar de 5 a 15 hashtags relevantes pode ser um bom ponto de partida.

Experimente também monitorar o desempenho das suas hashtags. Olhe para quais postagens têm mais engajamento e comece a ajustar a partir daí.

É um processo que demanda paciência e autoanálise. Não desanime se o engajamento não disparar de imediato. Às vezes, leva um tempo para ver os resultados reais. Estamos todos nesse barco de descoberta, tentando entender o que funciona melhor para nosso público e nossa marca. Persistência é chave!