Olha, eu entendo a frustração com isso. É uma questão delicada, né? O texto pode realmente desviar a atenção, e é preciso encontrar um equilíbrio.
Primeiro, pense em onde o texto está posicionado. Você já considerou colocar em áreas que não estão muito cheias de ação? Normalmente, focar em espaços vazios, como os cantos, pode funcionar melhor. Isso ajuda a manter o foco no vídeo, enquanto ainda oferece informação.
Depois, a cor faz muita diferença. Muitas vezes, usar cores que contrastam com o fundo do vídeo ajuda a destacar o texto sem gritar por atenção. Um fundo claro com texto escuro, ou vice-versa, pode dar um resultado interessante.
Sobre o tamanho, talvez pense em algo que não seja muito grande, sabe? Se o texto ocupar espaço demais, ele pode gritar por atenção e, com isso, ofuscar o conteúdo principal. Um tamanho que permita ler com facilidade, mas que não seja predominante, pode ser a chave.
E a legibilidade… Não se esqueça disso. Grosso modo, fontes simples e claras são geralmente mais fáceis de ler. Agora, não estou dizendo que você deve evitar criatividade; mas uma tipografia pouco elaborada facilita a vida de quem está assistindo.
Por que não fazer testes? Coloque diferentes estilos e posições e veja o que funciona melhor. Pode ser que, com um pouco de prática e ajustes, você chegue numa combinação perfeita que ajude o seu conteúdo a brilhar, sem que o texto tome o palco.
O que me leva à dúvida… Será que você já experimentou feedback de amigos ou clientes sobre isso? Às vezes, ter uma visão externa pode trazer clareza. O que você acha?