Eu também passei por isso. Sei como é frustrante sentir que o seu esforço não tá trazendo resultado.
Primeiro, eu olharia para a bio. Ela deve ser clara e direta. Eu testei várias versões até encontrar uma que realmente falasse com a minha audiência. Fui bem específico sobre o que eu ofereço, usei palavras-chave que meu público buscaria. Pense que a bio é seu cartão de visita. E, ah, não esquece de incluir um link. Isso ajudou a direcionar o tráfego pra minha página de vendas.
As imagens. Um ponto crucial. Eu percebi que imagens com rostos humanos atraem mais atenção. Tentei várias abordagens, mas postagens autênticas, onde eu aparecia trabalhando ou interagindo, deram mais resultado do que aquelas super produzidas.
Sobre estilo de postagem, eu comecei a ser mais consistente. Não só na paleta de cores, mas também na frequência. Criei um calendário e, com o tempo, identifiquei os melhores horários para postar. No início, eu postava de qualquer jeito e via pouca interação, mas segui essa linha e as coisas melhoraram.
Agora, falando das hashtags. Não estava sendo eficaz só usando as populares. Testei categorias mais nichadas, e algumas combinações funcionaram super bem. O ideal é usar umas 10 a 15 por postagem, misturando as mais populares com algumas menos, mas específicas.
Além disso, interagir é importante. Não é só postar e esperar. Eu fui atrás de outras contas que estavam alinhadas com o meu nicho e interagi com elas. Isso trouxe novos olhares pro meu perfil. Você acaba criando uma comunidade, e isso é essencial.
E, claro, estudei o que os outros estavam fazendo. Veja as postagens que mais funcionaram pra você mesmo e analise o que fez diferença. Às vezes, pequenos detalhes fazem a maior diferença.
Não existe uma fórmula mágica. O que funcionou pra mim pode não funcionar pra você exatamente igual, mas espero que ajude você a testar e aperfeiçoar o que está fazendo. Boa sorte!