Eu entendo bem o dilema que você está enfrentando com a resolução dos vídeos no Sony Vegas. Passei por isso também e fiz algumas descobertas que realmente ajudaram a otimizar a qualidade final dos meus projetos.
Primeiramente, ao iniciar um novo projeto, sempre verifique as configurações da sequência. A resolução da sua sequência deve corresponder à resolução do material que você está usando. Se você está gravando em 4K, por exemplo, não faz sentido configurar a sequência para 1080p. A configuração correta garante que você comece com a melhor base possível.
Na hora de exportar, uma etapa crucial que descobri é selecionar o formato correto. Para a maioria das plataformas sociais, como Instagram e YouTube, o formato MP4 com codec H.264 tende a oferecer uma boa relação entre qualidade e tamanho do arquivo. Eu costumava negligenciar a escolha do codec adequado, e isso impactava bastante a qualidade.
Outra dica importante é sempre prestar atenção à taxa de bits. Um valor mais alto geralmente significa mais qualidade, mas também um arquivo maior. Eu costumo usar taxas de bits em torno de 10.000 kbps para vídeos 1080p e 20.000 kbps para 4K. Isso resultou em uma melhoria significativa na clareza e na nitidez dos meus vídeos.
Não ignore a pré-visualização antes de exportar. A última coisa que você quer é exportar um vídeo apenas para descobrir que os ajustes de cor ou de iluminação não estão da maneira que você gostaria. Eu aprendi a fazer uma pré-visualização em alta qualidade para ter certeza de que tudo está conforme o esperado.
Além disso, é importante considerar a configuração de renderização. Certifique-se de que está renderizando na qualidade máxima e não deixe a opção “usar configurações de projeto” que pode, em alguns casos, reduzir a qualidade. Isso foi um erro que cometi várias vezes, e a diferença final foi notável.
Por último, não hesite em ajustar os seus projetos conforme necessário. Cada vídeo pode exigir um tratamento diferente, dependendo do conteúdo e da plataforma. Essa flexibilidade foi algo que comecei a valorizar bastante.
Essas dicas ajudaram a elevar a qualidade dos meus vídeos e tornaram o processo de exportação muito mais eficiente. Espero que essas estratégias tenham sido úteis e que você consiga otimizar suas produções no Sony Vegas!