Eu testei essa ideia de ter comentários longos e elaborados, e posso compartilhar que a experiência foi bem interessante. Primeiro, percebi que comentários mais detalhados costumam chamar mais atenção. Quando eu deixava uma mensagem mais completa, com insights ou perguntas que realmente envolviam a pessoa, muitas vezes isso gerava respostas mais ricas e criativas.
Uma das coisas que notei é que, quando eu escrevia comentários mais longos, especialmente em postagens de influenciadores ou em conteúdos relevantes dentro do meu nicho, outras pessoas também começavam a fazer o mesmo. Era como se eu estivesse criando uma conversa “profunda”. Isso não só aumentava meu engajamento diretamente, mas também ajudava a aumentar a visibilidade do meu perfil, porque pessoas que não me seguiam acabavam clicando no meu perfil para ver mais.
Em contraste, quando deixei comentários mais curtos e superficiais, a interação era bem menor. As pessoas geralmente respondiam com emojis ou algo rápido, mas nada que realmente gerasse uma conversa. Parece que os comentários longos dão uma percepção de que você está investindo tempo e realmente interessado no assunto, o que pode refletir na forma como as pessoas veem seu conteúdo no geral.
No entanto, vale ressaltar que nem todo mundo lê tudo com atenção. Em algumas postagens, vi que havia um fluxo de comentários longos, mas muitos ainda faziam scroll sem se envolver. Então, é uma combinação de fatores: você precisa ser estratégico e criar conteúdo que realmente incentive as pessoas a pararem e lerem.
Quanto ao impacto no engajamento, acho que os comentários longos podem atuar como um catalisador. Eles podem não só melhorar a interação na postagem, mas também resultar em mais likes e respostas ao longo do tempo, pois criam um desdobramento maior nas discussões.
Por fim, não acho que existem garantias. É um teste contínuo. No meu caso, focar em qualidade nos comentários ajudou a construir uma rede mais ativa. O importante é sempre ter em mente o que você quer que seu público leve da sua presença nas redes.