Eu entendo sua dúvida. No meu caso, testei diferentes horários de postagem e percebi algumas tendências que podem ser úteis.
Primeiro, publiquei durante o horário comercial (das 9h às 17h). Embora houvesse um número razoável de visualizações, a interação não foi muito alta. Acredito que muitas pessoas estavam ocupadas ou não tinham tempo para interagir com a minha oferta naquele momento.
Depois, tentei postar no início da manhã (por volta das 7h) e à noite (entre 19h e 21h). Notei um aumento nas interações, como curtidas e comentários, especialmente à noite. Isso sugere que as pessoas usam o Instagram para relaxar após o trabalho e estão mais abertas a considerar ofertas nessa faixa de horário.
Além disso, percebi que o dia da semana também importa. Postar no meio da semana, como quartas-feiras, teve um desempenho melhor do que nas segundas e sextas, quando as pessoas estão geralmente distraídas ou antecipando o final de semana.
Em relação à clareza da mensagem, percebi que quando postava em horários de maior tráfego, as pessoas tendiam a ler a legenda com mais atenção. Isso pode ser porque, em horários de pico, a oferta se destaca mais no feed. No entanto, não posso afirmar que um horário específico fez a diferença na clareza em si; isso é mais sobre a capacidade das pessoas absorverem a mensagem.
Uma dica interessante que testei foi usar as análises do Instagram para entender quando meus seguidores estavam online. Com isso, ajustei meu cronograma de postagens e notei uma leve melhora na clareza percebida da minha oferta, já que mais pessoas estavam vendo a postagem ao mesmo tempo.
Portanto, minha recomendação é experimentar com os horários, mas sempre analisando os dados das suas postagens para entender onde sua audiência está mais engajada. Não espere resultados imediatos, mas com o tempo, você pode descobrir os padrões que funcionam melhor para o seu perfil.