Olha, eu já passei por isso e posso compartilhar um pouco da minha experiência. No começo, eu também fiquei obcecado com a estética da grade. Pensei que tudo tinha que ser super harmonioso, com cores que combinassem, e que um layout mais minimalista seria o ideal. Usei umas paletas bem específicas e até contratei alguém para criar um design bacana. Resultado? O engajamento não mudou muito.
Aí eu percebi que a beleza da grade não é tudo. O que realmente chama atenção e gera salvamentos é a qualidade do conteúdo. Por exemplo, publiquei um post super colorido com dicas valiosas, e ele bombou! O visual ajudou, claro, mas o que fez a diferença foi a informação útil que eu compartilhei.
Com o tempo, fui testando diversas combinações. Tentei fontes diferentes, mas notei que o mais importante é a clareza. Se a fonte é estilosa, mas difícil de ler, pode afastar a galera. As pessoas estão muitas vezes passando rápido, então se for confuso, eles vão apenas seguir em frente.
Sobre a grade ser “bagunçada” ou não, isso pode impactar um pouco, mas não é o fim do mundo. Eu tenho dias que post com uma estética bem diferente e, mesmo assim, continuo atraindo atenção porque o conteúdo ainda está ali.
O que tem funcionado pra mim é ter uma linha visual, mas não ser tão rígido. Às vezes, um conteúdo mais descontraído ou até um post mais “bagunçado”, mas que tenha uma mensagem forte, faz as pessoas pararem e interagirem. Então, eu diria que a harmonia ajuda, sim, mas não é a única peça do quebra-cabeça.
E sobre investir tempo em design, eu acredito que vale, mas prioriza o conteúdo - isso sempre vai ser o mais importante. Um design caprichado pode ser o que faz alguém salvar, mas se não tiver uma mensagem relevante ou interessante, fica difícil. É um equilíbrio, mas não precisa ser perfeito.