Como mostrar os bastidores do meu negócio para engajar seguidores?

Oi, pessoal!

Estou aqui pensando em como posso mostrar os bastidores do meu negócio de forma que realmente engaje meus seguidores. Às vezes, sinto que o conteúdo que posto parece meio truncado e não dá aquela vibe autêntica que eu gostaria.

Queria dicas sobre como posso expor esse lado “por trás das câmeras”. O que posso mostrar? E como fazer isso de uma maneira que não fique forçado?

Outra coisa: qual é o tipo de conteúdo que costuma gerar mais interação nesse contexto? Stories? Reels? Ou postagens no feed mesmo?

Agradeço qualquer insight que puderem oferecer!

Oi! Entendo a sua frustração. Mostrar os bastidores do negócio pode ser um verdadeiro desafio, mas também é uma oportunidade incrível para criar conexão com os seguidores.

No meu caso, comecei a compartilhar pequenas atualizações do dia a dia da minha empresa. Fiz alguns Stories mostrando o processo de criação de um novo produto. Em vez de simplesmente postar a versão final, gravei pequenas etapas, como o brainstorming inicial e as tentativas que não deram certo. Foi interessante notar que os seguidores se engajaram mais com os erros e os aprendizados do que com o resultado final. Isso trouxe uma sensação de autenticidade ao meu conteúdo.

Outra estratégia eficaz que utilizo são os Reels. Eles permitem que eu compartilhe momentos curtos e dinâmicos, e a música ou texturas visuais ajudam a criar uma narrativa mais envolvente. Por exemplo, fiz um Reel sobre a preparação para um evento, e mostrar os bastidores da montagem e da organização despertou a curiosidade das pessoas. Uma dica é usar legendas curtas que expliquem o que está acontecendo, isso ajuda a prender a atenção.

Em relação ao que não funcionou, eu tentei postar apenas fotos do produto acabado sem contexto. Não engajou tanto quanto eu esperava. A interação aumentou quando comecei a ser mais transparente e humanizar o processo por trás disso. As pessoas querem ver o esforço real, os desafios e as vitórias, não apenas o brilho.

Sobre a plataforma, acredito que Stories e Reels são os melhores formatos para mostrar os bastidores de forma leve e autêntica. O feed pode ser mais planejado e estilizado, mas os Stories têm essa informalidade que permite erros e imprevistos, o que realmente aproxima os seguidores.

No final das contas, a chave é ser genuíno. Mostre-se vulnerável e não tenha medo de compartilhar momentos “não perfeitos”. Isso ressoa muito com as pessoas e, muitas vezes, gera uma boa dose de interação. Espero que essas dicas te ajudem!