Montar um calendário de conteúdo para datas sazonais pode ser bem desafiador, mas também super recompensador. Vou compartilhar um pouco da minha experiência e o que funcionou (ou não) para mim.
Primeiro, eu peguei um calendário completo de feriados e datas comemorativas, e fui marcando aquelas que faziam sentido pro meu negócio. Olhei pro meu nicho e pensei: quais datas são significativas pros meus clientes? Por exemplo, se você vende produtos de beleza, Natal e Dia das Mães são essenciais. Para um restaurante, datas como o Dia dos Namorados e festas locais fazem toda a diferença.
Uma vez que eu tinha isso, comece a pensar no conteúdo. Para cada data, eu tentei criar uma ideia de post. Por exemplo, no Dia das Mães, eu fiz um post sobre “O presente perfeito para sua mãe” com um combo de produtos. Não esquece de usar imagens de boa qualidade e uma legenda que converse com seu público. O storytelling ajuda bastante, então, se puder contar uma história, faça isso!
Quanto à frequência de postagens, eu testei algumas coisas. No início, eu postava bastante, mas percebi que não precisava. Dias antes das datas, uma frequência de 3 a 4 posts na semana (ou até mais, se souber que é uma data grande) é o ideal. Mas fica de olho no que funciona pra você e pro seu público. Ao longo do tempo, eu fui percebendo que certas datas demandavam mais atenção, então adicionei um ou outro stories pra engajar ainda mais.
Pra medir se essas ações estão dando certo, eu usei as métricas do Instagram. Veja o alcance, as interações, e se as vendas aumentaram durante aquelas semanas. É importante olhar pro engajamento: comentários e compartilhamentos são sinais de que você está no caminho certo.
Ah, e não esquece de ser flexível! Se algo não funcionar, ajuste na próxima vez. Às vezes, o que parece uma boa ideia na teoria não ressoa com o público. Tudo isso faz parte do aprendizado.
Espero que essas dicas ajudem! Boa sorte com seu calendário!