Para aparecer na Página Explorar do Instagram, eu busquei algumas estratégias que funcionaram para mim e outras que não tiveram o resultado esperado.
Conteúdo: Foco em qualidade. Em vez de postar tudo que eu achava interessante, comecei a ser mais seletivo. Posts que geram engajamento, como enquetes ou perguntas diretas, tiveram melhor desempenho. Além disso, investir em vídeos curtos (Reels) trouxe resultados significativos. Eles têm um alcance maior e tendem a ser favorecidos pelo algoritmo.
Hashtags: Ao invés de usar apenas hashtags populares, eu testei uma mistura de hashtags específicas e de nicho, com algumas mais amplas. Descobri que usar entre 10 a 15 hashtags relevantes resultou em melhor visibilidade. Mas pra mim, o principal foi manter as hashtags alinhadas ao meu conteúdo.
Engajamento: Interagir com outros perfis, especialmente dentro do meu nicho, me ajudou. Comentei em postagens de contas semelhantes e respondi rapidamente aos comentários no meu perfil. Isso aumentou minha visibilidade e, eventualmente, algumas dessas contas começaram a me seguir.
Consistência: Tentei postar pelo menos 3 vezes por semana. A regularidade ajudou a manter meu público engajado e fez com que o algoritmo notasse meu perfil como ativo.
Análise de Dados: As métricas são importantes. Olhei para as estatísticas do Instagram Insights regularmente para ver quais posts tiveram mais engajamento e ajustei minhas estratégias com base neles.
O que não funcionou foi seguir a estratégia de postagens excessivas sem planejamento. A quantidade não superou a qualidade, e isso causou um declínio no engajamento. Também percebi que comprar seguidores ou usar bots não trouxe resultados sustentáveis.
Entre essas práticas, o que realmente trouxe resultados foi a qualidade do conteúdo e a interação verdadeira com o público. Tomar esses tempos para analisar o que engaja foi essencial. Não existem garantias rápidas, mas, com paciência e ajustes, vi um crescimento gradual.