Como mensurar a efetividade do conteúdo educacional na percepção de valor dos clientes?

Como mensurar a efetividade do conteúdo educacional na percepção de valor dos clientes?

Atualmente, venho investindo na criação de postagens educacionais voltadas para o meu público-alvo, buscando agregar valor e alavancar o engajamento. No entanto, estou em dúvida sobre quais métricas ou indicadores posso utilizar para avaliar se essas iniciativas realmente estão impactando a percepção de valor dos meus clientes.

Seria interessante conhecer as melhores práticas para essa mensuração. Devo focar em métricas de engajamento, como comentários e compartilhamentos, ou também considerar feedbacks diretos e avaliações qualitativas? Além disso, quais ferramentas ou métodos vocês recomendariam para uma análise mais aprofundada?

Agradeço a qualquer insight ou experiência que possam compartilhar sobre essa temática.

Então, há um tempo atrás, comecei a focar em conteúdo educacional no meu perfil. Era uma ideia que eu acreditava que poderia agregar bastante valor pro meu público. Mas na prática, a coisa é um pouco mais complexa.

No início, eu só olhava as curtidas e comentários. Mas percebi que isso sozinho não dizia muita coisa sobre a percepção de valor. Uma postagem com muitas curtidas não necessariamente significa que as pessoas acharam o conteúdo útil ou que ele realmente fez diferença na vida delas. Foi aí que comecei a explorar outras métricas.

Uma forma que funcionou foi pedir feedback direto. Criei enquetes nos stories ou simplesmente perguntava nos posts: “Como esse conteúdo ajudou você?”. Isso gerou algumas respostas bem legais e me ajudou a entender o que estava atingindo o público. E, gente, muitos comentários são ótimos, mas feedbacks específicos são melhores ainda.

Depois, eu comecei a acompanhar o número de saves. Gente, saves são como um grande sinal de que o conteúdo realmente ressoou com as pessoas. Se elas estão salvando algo, é porque vêem valor, certo? Isso, pra mim, foi uma revelação.

Uso também algumas ferramentas de análise, como o Instagram Insights. É básico, mas muito útil. Nele, dá pra ver o que tá performando melhor em termos de alcance e engajamento. Conhecendo os posts que mais geraram interações, consigo entender o que realmente está educando meu público. O Canva também tem uma funcionalidade de insights que, pelo que vi, ajuda bastante.

Ainda tenho um grupo bem engajado de clientes que mando mensagens diretas, quase como um feedback em tempo real, perguntando o que eles acham do conteúdo. Às vezes, recebo respostas bem ricas que nem imagino.

Ah, e não subestime o poder das métricas qualitativas. Uma simples mensagem inbox com um “poxa, isso foi muito útil!” pode fazer toda a diferença. E eu anoto. Faço um tipo de diário de feedbacks.

No final das contas, é um mix. Nunca fui fã de olhar apenas pra uma única métrica. Sei que a percepção de valor dos clientes é um campo nebuloso e difícil de medir, então tento coletar dados de várias fontes. É um trabalho contínuo, e não tem resposta pronta. Espero que isso ajude. Boa sorte!