Melhorar o enquadramento dos vídeos em 30 dias é um desafio que eu também enfrentei, e algumas estratégias realmente ajudaram. Vou compartilhar algumas coisas que funcionaram para mim, e outras que não tiveram o efeito esperado.
Primeiramente, a iluminação é fundamental. Eu comecei a investir em luzes de anel e softboxes. No meu caso, percebi que gravar durante o dia, aproveitando a luz natural, fazia uma diferença enorme. Um espaço bem iluminado pode transformar completamente a qualidade do vídeo. O ideal é evitar luzes diretas e duras que criam sombras indesejadas. Um bom difusor ou até mesmo cortinas mais claras pode ajudar a suavizar a luz.
Quanto à composição, eu aprendi a usar a regra dos terços. Isso significa dividir a tela em terços, tanto horizontal quanto verticalmente, e posicionar os elementos principais do vídeo nesses pontos de interseção. No início, eu costumava centralizar tudo, o que parecia monótono. Adotar essa técnica trouxe um novo dinamismo aos meus vídeos.
A posição da câmera é outra questão crucial. Testei diferentes alturas e ângulos até encontrar um que trabalhasse bem para mim. Uma dica que funcionou foi gravar um pouco acima do nível dos olhos, que pode deixar o conteúdo mais envolvente. Além disso, percebi que um fundo interessante, mas não sobrecarregado, ajuda a manter o foco no que quer transmitir.
Fiz algumas experiências com o enquadramento externo, onde inclui elementos que agregam valor ao vídeo, como objetos relacionados ao tema que estava abordando. Isso pode dar uma percepção de contexto e profundidade, mas é preciso ter cuidado para que o cenário não tire a atenção do que realmente importa.
Por fim, uma prática que quase não tinha dado importância, mas fez uma grande diferença, foi revisar o material gravado. Muitas vezes, o que parece bom na hora da gravação pode não funcionar na edição. Eu dediquei um tempo apenas para assistir os vídeos e ajustar, se necessário, o enquadramento ou a iluminação nas próximas gravações.
Reforçando que tudo isso demanda um pouco de prática e paciência, mas as pequenas alterações, como utilizei, podem ter um grande impacto ao longo do tempo. Boa sorte, e espero que essas dicas tragam resultados positivos para você!