Entendo bem a sua preocupação. Já passei por isso e é um desafio, não é? Quando comecei a focar no conteúdo local, eu era bombardeado com a ideia de postagens frequentes, mas a realidade estava longe do que eu esperava.
Primeiro, eu fiz uma dança maluca entre a frequência e a relevância. Postar semanalmente é um bom começo, mas um dilema que enfrentei foi sobre a qualidade versus a quantidade. Algumas semanas, eu não tinha nada de novo, e isso gerava uma ansiedade enorme. Eu queria que meus posts fossem interessantes e não uma repetição.
Uma estratégia que funcionou foi criar um calendário de conteúdo. Eu começo com os eventos planejados e preencho as lacunas com conteúdos mais permanentes sobre a cidade – histórias, curiosidades, até entrevistas com outros empreendedores locais. Nem sempre dá para acompanhar tudo que rola, mas eu fiquei atenta aos comentários e mensagens dos seguidores. Eles frequentemente trazem ideias ou questões que podem se transformar em conteúdo. É meio como uma conversa.
Outra questão importante: engajamento. Eu testei fazer perguntas nas postagens, como “Qual seu lugar favorito na cidade?” ou “Que eventos vocês gostariam de ver mais?” O retorno é interessante, e dá uma sensação de comunidade, sabe? É como se você desse voz para seus seguidores, e isso traz muito mais conexão.
Por outro lado, senti que alguns tipos de conteúdo não deram certo. Por exemplo, eu tentei fazer posts temáticos, mas depois me percebi que a repetição se tornava cansativa. E, claro, algumas hashtags não funcionaram como eu esperava. Fui aos poucos ajustando, mas não adianta achar que você vai acertar de primeira.
E sobre a preocupação de ser relevante: sempre que puder, tente mostrar o “por trás” das coisas. Mesmo uma postagem simples sobre um evento pode incluir uma história ou um aspecto local que as pessoas talvez não conheçam. Isso sempre ajuda a manter o interesse ao longo do tempo.
Confesso que ainda há meses em que a inspiração parece secar, e eu fico pensando se meu público ainda vai achar interessante. Mas é um processo. A conexão genuína e a curiosidade pelo que acontece ao nosso redor têm muito valor. No fim, se você continuar ouvindo e se adaptando, é bem provável que encontre uma fórmula que funcione para você e para a sua comunidade.