Olha, essa questão da identidade visual em anúncios pagos é bem complexa, e eu também já passei por isso. O que funciona para mim, em muitos casos, é fazer um equilíbrio entre estética e mensagem. No início, eu estava tão focado em criar algo que chamasse a atenção, que acabei criando anúncios que não representavam a essência da minha marca. Era um tipo de brilho momentâneo, mas não gerava conexão.
Uma coisa que ajudou foi ter uma paleta de cores e fontes definidas. No meu caso, criei um guia visual simples. Sempre que eu faço um anúncio, eu me pergunto: “Isso encaixa na vibe do meu feed?” Se não, vou ajustando, mas sem perder a mensagem principal. Esse guia acaba servindo como um norte, mesmo quando estou experimentando novos formatos.
Falando em formatos, eu percebi que a consistência é chave. Anúncios em vídeos, por exemplo, podem ter uma abordagem visual diferente de uma imagem estática, mas isso não significa que a essência precisa se perder. Eu sempre busco integrar elementos que reforcem a identidade, como o logotipo ou até um estilo de edição que já é reconhecível. Isso ajuda a manter a coerência sem parecer repetitivo.
Outra coisa que me ajudou foi testar e avaliar. Às vezes, um anúncio que parece perfeito esteticamente não performa bem. E aí eu me pergunto se foi só sobre a aparência ou se a mensagem estava confusa. Não é fácil, mas entender o que ressoa com o público, mantendo a identidade, é um desafio constante.
E sobre tendências, eu diria que é tentador seguir o que está na moda. Às vezes você pode adotar algo novo que ainda se encaixe na sua estética, mas o importante é não se deixar levar cegamente. Tente sempre pensar em como aquilo se relaciona com a história da sua marca.
Então, para resumir, mantenha suas cores e fontes à mão, use elementos consistentes entre os formatos que você escolher, e não hesite em testar. No fim das contas, manter sua identidade visual em alta vai exigir um pouco de experimentação, mas é possível. E quem sabe o que mais pode surgir desse processo?