No meu caso, manter a autenticidade nas respostas do Direct é um desafio. Já passei por isso. Às vezes, sinto a pressão de responder rápido e acabo mandando algo meio genérico. Mas, depois de um tempo, percebi que a conexão sai perdendo – e já não dá pra voltar atrás.
Eu testei algumas abordagens. Primeira coisa que tentei foi fazer respostas automáticas, tipo uma saudação básica ou um agradecimento. Mas, hum, isso acabou soando muito robótico. As pessoas perceberam, e eu percebi também. Elas querem algo mais real, sabe?
Acho que personalizar as mensagens vale a pena, mesmo que gaste mais tempo. Uma coisa que eu faço é ter algumas frases prontas que consigo ajustar rapidamente. Tipo, eu tenho uma resposta base para perguntas comuns, mas aí coloco um detalhe que a pessoa mencionou anteriormente. Isso dá um toque pessoal. Uma vez, alguém comentou sobre um projeto específico e, ao responder, eu mencionei algo que vi no perfil dela. Ela ficou super contente. E isso é um bom retorno.
Outra estratégia é pegar o hábito de assumir um tom mais descontraído. Por exemplo, eu costumo usar emojis, porque isso faz parecer que eu estou realmente conversando. Às vezes, coloco até uma pergunta no final, algo como “E aí, como tá esse projeto?” Isso mostra que eu estou interessado.
Sabe, se for possível, eu tento responder em vez de só apertar o “enviar”. Faço uma pausa rápida antes de responder, leio a mensagem e penso um pouco em como posso ser mais pessoal.
Mas tem dias que não dá. Não vou mentir. Às vezes, o tempo é curto e a gente acaba sendo mais superficial. Nesses momentos, me esforço para que a resposta ainda demonstre que eu estou presente – mesmo que seja só um “obrigado por sua pergunta!” com um toque, um emoji, qualquer coisa que lembre que sou eu quem está ali.
No final, tudo se trata de encontrar um equilíbrio. Um pouco de personalização, um toque humano, e um tempo a mais, mesmo que isso signifique que algumas respostas demorem um pouco mais para chegar. E quem sabe, ir adaptando conforme o feedback das pessoas. Isso pode fazer toda a diferença.