Eu costumo pensar que investigar a relação entre engajamento no Instagram e o tempo que gasto em outras plataformas é um verdadeiro quebra-cabeça. Na minha experiência, o primeiro passo foi fazer um levantamento detalhado do tempo que eu dedicava a cada rede social. Eu usei o recurso de tempo de tela do meu celular, que é bem útil, mas talvez falte uma visão mais específica, dependendo do que você busca.
Quando comecei a correlacionar isso com meu engajamento no Instagram — que, para mim, envolve likes, comentários e compartilhamentos — percebi que o tempo gasto fora do Instagram pode influenciar minha criatividade e, consequentemente, a qualidade do conteúdo que postava. Testei a abordagem de usar planilhas para compilar dados, foi um pouco trabalhosa, mas ajudou a visualizar melhor padrões.
Em termos de métricas, priorizaria o engajamento em relação ao alcance. O que aprendi é que mais importante do que ter muitos seguidores é saber como eles interagem com o que estou postando. Faço anotações sobre o que funciona mais em termos de horários de postagem, tipo de conteúdo e, curiosamente, como a interação em outras plataformas reflete no meu engajamento (ou a falta dele) no Instagram.
Sobre estudos, não encontrei algo muito específico que una essas variáveis de forma clara, mas há alguns dados que mostram que a atividade em redes sociais diferentes pode ter um efeito direto na presença digital de uma marca. No fundo, tudo se resume num ciclo — quanto mais bem alimentado o engajamento, maior a chance de um retorno positivo em outras plataformas.
Ferramentas como Google Analytics e até mesmo o próprio Insights do Instagram são bem eficazes. Eu já usei o Hootsuite também, que ajudou a centralizar dados em um só lugar. Mas olha, uma coisa que eu percebi é que nenhuma ferramenta faz o trabalho por você. A interpretação dos dados é fundamental. É preciso olhar para eles com um olhar crítico e adaptável.
No fim das contas, é um processo contínuo e, às vezes, frustrante. A interação entre essas plataformas é sutil e exige uma observação cuidadosa. Concluir uma relação direta entre elas pode não ser fácil, mas essa jornada de descoberta é, sem dúvida, enriquecedora.