Oi! Olha, essa montanha-russa nas métricas do Instagram é super comum, e acho que é uma experiência que muitos de nós já passamos. Vamos lá, tentar organizar um pouco isso.
Primeiro, é legal considerar que o algoritmo tem seus mistérios. Ele muda bastante e, às vezes, é difícil acompanhar. Teve uma época em que eu achava que tudo dependia do que eu fazia, mas depois percebi que fatores como a hora de postar, os trends ou até mesmo a concorrência podem influenciar tudo isso.
Uma dica que funcionou pra mim foi registrar as minhas postagens e os resultados em um caderno ou planilha. Assim, consigo ver padrões a longo prazo e entender se as flutuações estão realmente ligadas ao conteúdo que eu tô publicando ou se é só uma questão de algoritmo.
Agora, tem que ter cautela. É fácil cair na tentação de mudar tudo só porque uma métrica despencou, mas, muitas vezes, isso pode fazer mais mal do que bem. Pode rolar uma pressão interna pra criar conteúdo “viral”, mas não esqueça do que traz autenticidade pra sua marca ou perfil.
Outra coisa: o engajamento tem altos e baixos. De repente uma postagem não funciona do jeito que você esperava, e no dia seguinte, algo que você postou quase sem pensar bomba. Manter uma consistência, sem se deixar levar demais pelas flutuações diárias, pode ser a chave, mesmo que não seja fácil.
Pra concluir… talvez seja mais sobre ser paciente com o processo, aceitar que essas quedas e subidas fazem parte. E, mais importante, não desanima. Cada experiência traz uma lição, e pode ser bem interessante olhar pra isso de um jeito mais reflexivo. Boa sorte!